Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22594
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Azevedo, Katia Teonia Costa de | - |
dc.contributor.author | Caetano, Nathalia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T13:41:32Z | - |
dc.date.available | 2024-03-22T03:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22594 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura latina | pt_BR |
dc.subject | Plauto, Marco Ácio ca. 250-184 a. C | pt_BR |
dc.subject | Mediação de leitura | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.title | A Aulularia de Plauto para estudantes do 9º ano: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8077148972154531 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0050132469342683 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3599091868323141 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa explora o impacto da leitura completa de obras literárias clássicas na formação do leitor crítico. Esta monografia detalha um estudo de caso que integra a comédia Aulularia de Plauto, um renomado dramaturgo latino, no currículo de língua portuguesa de estudantes do 9º ano. O objetivo é examinar como essa integração, alinhada com o programa de ensino, contribui para o enriquecimento do conhecimento dos alunos. A metodologia coloca o aluno no epicentro do processo de leitura e aprendizagem, incentivando-o a ser um participante ativo e construtor do seu saber. Nesse contexto, o papel do professor é redefinido: de uma autoridade detentora do conhecimento para um facilitador crítico, que oferece suporte e encoraja os estudantes a compartilhar e interligar suas percepções prévias com novas informações. A investigação, portanto, avalia como uma abordagem intercultural de ensino pode enriquecer a compreensão dos alunos sobre linguagem, cultura e história, além de fomentar o desenvolvimento de suas competências interpretativas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Latim |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NSCaetano.pdf | 272.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.