Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22594
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzevedo, Katia Teonia Costa de-
dc.contributor.authorCaetano, Nathalia da Silva-
dc.date.accessioned2024-03-20T13:41:32Z-
dc.date.available2024-03-22T03:00:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22594-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura latinapt_BR
dc.subjectPlauto, Marco Ácio ca. 250-184 a. Cpt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.titleA Aulularia de Plauto para estudantes do 9º ano: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8077148972154531pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0050132469342683pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3599091868323141pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa explora o impacto da leitura completa de obras literárias clássicas na formação do leitor crítico. Esta monografia detalha um estudo de caso que integra a comédia Aulularia de Plauto, um renomado dramaturgo latino, no currículo de língua portuguesa de estudantes do 9º ano. O objetivo é examinar como essa integração, alinhada com o programa de ensino, contribui para o enriquecimento do conhecimento dos alunos. A metodologia coloca o aluno no epicentro do processo de leitura e aprendizagem, incentivando-o a ser um participante ativo e construtor do seu saber. Nesse contexto, o papel do professor é redefinido: de uma autoridade detentora do conhecimento para um facilitador crítico, que oferece suporte e encoraja os estudantes a compartilhar e interligar suas percepções prévias com novas informações. A investigação, portanto, avalia como uma abordagem intercultural de ensino pode enriquecer a compreensão dos alunos sobre linguagem, cultura e história, além de fomentar o desenvolvimento de suas competências interpretativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Latim

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NSCaetano.pdf272.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.