Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/22594
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A Aulularia de Plauto para estudantes do 9º ano: um estudo de caso |
Autor(es)/Inventor(es): | Caetano, Nathalia da Silva |
Orientador: | Azevedo, Katia Teonia Costa de |
Resumo: | A presente pesquisa explora o impacto da leitura completa de obras literárias clássicas na formação do leitor crítico. Esta monografia detalha um estudo de caso que integra a comédia Aulularia de Plauto, um renomado dramaturgo latino, no currículo de língua portuguesa de estudantes do 9º ano. O objetivo é examinar como essa integração, alinhada com o programa de ensino, contribui para o enriquecimento do conhecimento dos alunos. A metodologia coloca o aluno no epicentro do processo de leitura e aprendizagem, incentivando-o a ser um participante ativo e construtor do seu saber. Nesse contexto, o papel do professor é redefinido: de uma autoridade detentora do conhecimento para um facilitador crítico, que oferece suporte e encoraja os estudantes a compartilhar e interligar suas percepções prévias com novas informações. A investigação, portanto, avalia como uma abordagem intercultural de ensino pode enriquecer a compreensão dos alunos sobre linguagem, cultura e história, além de fomentar o desenvolvimento de suas competências interpretativas. |
Palavras-chave: | Literatura latina Plauto, Marco Ácio ca. 250-184 a. C Mediação de leitura Interculturalidade |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Latim |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NSCaetano.pdf | 272.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.