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dc.contributor.advisorSantos, Danusia Torres dos-
dc.contributor.authorNegreiros, Michelle dos Santos-
dc.date.accessioned2024-03-20T13:59:32Z-
dc.date.available2024-03-22T03:00:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22596-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectCelpe-Braspt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleO efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2694352639729560pt_BR
dc.description.resumoCom o avanço do país e, consequentemente, a maior difusão da Língua Portuguesa, ao longo das últimas décadas houve um aumento de candidatos ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Embora esse crescimento tenha possibilitado uma ampliação das pesquisas e inovações no ensino de português para estrangeiros, os professores ainda encontram dificuldades na preparação e execução das aulas, principalmente devido ao limitado mercado editorial de livros didáticos na área. O objetivo desta pesquisa é analisar o material didático Mão na massa... Preparatório para o Exame Celpe-Bras, publicado em 2019, a fim de descrever e analisar como o efeito retroativo do Exame ecoa nas tarefas de produção escrita do manual. A metodologia de pesquisa adotada é de natureza qualitativa e interpretativista, baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), consistindo na seleção de tarefas de produção de gêneros textuais do material didático, seguida de uma análise dessas atividades. As tarefas selecionadas e analisadas foram comparadas com exemplos da tarefa IV da prova escrita do Celpe-Bras, a fim de verificar se e como se deu o efeito retroativo em cada uma delas, bem como a adequação ou não do manual para fins de preparação para o Exame. Para tanto, usamos como base teórica estudos sobre efeito retroativo de Scaramucci (1999) e Anderson & Wall (1993), material didático em língua estrangeira (SOUZA, 1999), ensino de Português como Língua Estrangeira e produção escrita (SCHOFFEN, 2020; ROCHA, 2019). Com o desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que o impacto do Celpe-Bras possibilita uma reestruturação não só no âmbito de materiais didáticos, como também pode influenciar todos os envolvidos no processo, tanto professores como candidatos. Portanto, é fundamental que o professor de Português Língua Estrangeira (PLE) analise criticamente o material didático escolhido para a base de suas aulas, e, no caso de cursos preparatórios para o Exame, preconize tarefas elaboradas a partir de textos autênticos. Desse modo, percebe-se que é imprescindível que o professor leve em consideração, no caso de cursos preparatórios, as atualizações que ocorrem no quadro teórico que direciona o Celpe-Bras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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