Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22596
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Danusia Torres dos | - |
dc.contributor.author | Negreiros, Michelle dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T13:59:32Z | - |
dc.date.available | 2024-03-22T03:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22596 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Celpe-Bras | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | O efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2694352639729560 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o avanço do país e, consequentemente, a maior difusão da Língua Portuguesa, ao longo das últimas décadas houve um aumento de candidatos ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Embora esse crescimento tenha possibilitado uma ampliação das pesquisas e inovações no ensino de português para estrangeiros, os professores ainda encontram dificuldades na preparação e execução das aulas, principalmente devido ao limitado mercado editorial de livros didáticos na área. O objetivo desta pesquisa é analisar o material didático Mão na massa... Preparatório para o Exame Celpe-Bras, publicado em 2019, a fim de descrever e analisar como o efeito retroativo do Exame ecoa nas tarefas de produção escrita do manual. A metodologia de pesquisa adotada é de natureza qualitativa e interpretativista, baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), consistindo na seleção de tarefas de produção de gêneros textuais do material didático, seguida de uma análise dessas atividades. As tarefas selecionadas e analisadas foram comparadas com exemplos da tarefa IV da prova escrita do Celpe-Bras, a fim de verificar se e como se deu o efeito retroativo em cada uma delas, bem como a adequação ou não do manual para fins de preparação para o Exame. Para tanto, usamos como base teórica estudos sobre efeito retroativo de Scaramucci (1999) e Anderson & Wall (1993), material didático em língua estrangeira (SOUZA, 1999), ensino de Português como Língua Estrangeira e produção escrita (SCHOFFEN, 2020; ROCHA, 2019). Com o desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que o impacto do Celpe-Bras possibilita uma reestruturação não só no âmbito de materiais didáticos, como também pode influenciar todos os envolvidos no processo, tanto professores como candidatos. Portanto, é fundamental que o professor de Português Língua Estrangeira (PLE) analise criticamente o material didático escolhido para a base de suas aulas, e, no caso de cursos preparatórios para o Exame, preconize tarefas elaboradas a partir de textos autênticos. Desse modo, percebe-se que é imprescindível que o professor leve em consideração, no caso de cursos preparatórios, as atualizações que ocorrem no quadro teórico que direciona o Celpe-Bras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MSNegreiros.pdf | 463.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.