Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22596
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O efeito retroativo do exame Celpe-Bras no material didático mão na massa
Autor(es)/Inventor(es): Negreiros, Michelle dos Santos
Tutor: Santos, Danusia Torres dos
Resumen: Com o avanço do país e, consequentemente, a maior difusão da Língua Portuguesa, ao longo das últimas décadas houve um aumento de candidatos ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Embora esse crescimento tenha possibilitado uma ampliação das pesquisas e inovações no ensino de português para estrangeiros, os professores ainda encontram dificuldades na preparação e execução das aulas, principalmente devido ao limitado mercado editorial de livros didáticos na área. O objetivo desta pesquisa é analisar o material didático Mão na massa... Preparatório para o Exame Celpe-Bras, publicado em 2019, a fim de descrever e analisar como o efeito retroativo do Exame ecoa nas tarefas de produção escrita do manual. A metodologia de pesquisa adotada é de natureza qualitativa e interpretativista, baseada na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), consistindo na seleção de tarefas de produção de gêneros textuais do material didático, seguida de uma análise dessas atividades. As tarefas selecionadas e analisadas foram comparadas com exemplos da tarefa IV da prova escrita do Celpe-Bras, a fim de verificar se e como se deu o efeito retroativo em cada uma delas, bem como a adequação ou não do manual para fins de preparação para o Exame. Para tanto, usamos como base teórica estudos sobre efeito retroativo de Scaramucci (1999) e Anderson & Wall (1993), material didático em língua estrangeira (SOUZA, 1999), ensino de Português como Língua Estrangeira e produção escrita (SCHOFFEN, 2020; ROCHA, 2019). Com o desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que o impacto do Celpe-Bras possibilita uma reestruturação não só no âmbito de materiais didáticos, como também pode influenciar todos os envolvidos no processo, tanto professores como candidatos. Portanto, é fundamental que o professor de Português Língua Estrangeira (PLE) analise criticamente o material didático escolhido para a base de suas aulas, e, no caso de cursos preparatórios para o Exame, preconize tarefas elaboradas a partir de textos autênticos. Desse modo, percebe-se que é imprescindível que o professor leve em consideração, no caso de cursos preparatórios, as atualizações que ocorrem no quadro teórico que direciona o Celpe-Bras.
Materia: Língua portuguesa
Estudo e ensino
Celpe-Bras
Material didático
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MSNegreiros.pdf463.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.