Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2259
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.author | Ferraz, Iris Ramos Lacava | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-14T18:44:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:44Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | FERRAZ, Iris Ramos Lacava. Estratégias da escola frente ao mal-estar: a medicalização a partir de um estudo de caso. 2017 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2259 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Medicalização | pt_BR |
dc.title | Estratégias da escola frente ao mal-estar: a medicalização a partir de um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3154929961370636 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Fabio Malcher Martins de | - |
dc.contributor.referee2 | Amorim, Rejane Maria de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4518093950288927 | pt_BR |
dc.description.resumo | Partindo da premissa de que existe um mal-estar na escola frente aos alunos que não correspondem a um certo ideal de aluno, proponho-me a investigar, essencialmente dois pontos: 1) o mal-estar no discurso da escola, 2) as estratégias da escola para lidar com esse mal-estar. Este trabalho visa, portanto, uma investigação de como os discursos e posicionamentos da escola denunciam o mal-estar que os atores da instituição escolar vivenciam na sua relação com “alunos-problema”. Trata-se de uma análise documental, onde tomo como dados os resultados de uma pesquisa na área de Psicanálise e Educação, tais como: relatórios de observação dos pesquisadores, relatórios escolares e transcrições de falas de conversas com profissionais escolares que lidam diretamente com o aluno em questão. Todos os documentos aqui analisados foram produzidos durante o trabalho de campo da pesquisa-intervenção nos anos de 2013 e 2014, que atua em parceria entre o NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas), as Faculdades de Educação da UFRJ e UFF, e o Instituto de Psiquiatria da UFRJ. A análise documental da presente monografia foi realizada a partir de um único caso da pesquisa, caso esse que utilizo como instrumento balizador para discutir algumas questões ali evidenciadas, em especial a medicalização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IRLFerraz.pdf | 838.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.