Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22602
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Classe média comprimida durante o experimento redistributivo recente no Brasil?
Autor(es)/Inventor(es): Abramof, Igor Fois
Orientador: Kerstenetzky, Celia de Andrade Lessa
Coorientador: Ferrario, Marcela Nogueira
Resumo: Esta monografia busca investigar a tese de que, entre 2001 e 2015, todo o ganho distributivo alcançado pelos 50% mais pobres no Brasil se deu às custas dos 40% do meio, já que os 10% mais ricos mantiveram sua participação relativa na renda total do país. Para isso, o estrato intermediário será divido em 8 vigésimos que representam 5% da distribuição de renda e, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) serão respondidas três perguntas: Os 40% do meio são um grupo homogêneo em termos de renda, condição de emprego e acesso ao ensino superior? Todos os vigésimos dentro desse grupo possuem características consideradas de classe média? Quais foram os vigésimos que mais se aproveitaram da prosperidade que ocorreu entre 2001 e 2015? Os resultados mostram que, por esse ser um grupo altamente heterogêneo, apenas o estrato mais rico possui características de classe média. Esse vigésimo mais rico também foi o único interno aos 40% do meio que apresentou queda na sua participação da renda total. Portanto, apesar dos 40% do meio não poderem ser chamados de classe média, é possível inferir que o ganho distributivo dos mais pobres se deu às custas da classe média.
Palavras-chave: Classe média
Desigualdade de renda
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Dez-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ABRAMOF, Igor Fois. Classe média comprimida durante o experimento redistributivo recente no Brasil?. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IFAbramof.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.