Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22605
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Borba, Rodrigo | - |
dc.contributor.author | Martinho, Igor de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-24T12:32:43Z | - |
dc.date.available | 2024-03-26T03:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22605 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.title | Quebrando barreiras e promovendo a inclusão: explorando as identidades de gêneros e o ensino da língua inglesa nos anos finais da escolarização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4245787890844219 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9187232263428340 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a relação entre identidades de gêneros e o ensino da língua inglesa nos anos finais do ensino regular no Brasil, visando lançar luz sobre o impacto das identidades de gêneros no ensino e aprendizagem de inglês nas escolas. O estudo começa com uma visão panorâmica sobre as questões das identidades (Foucault, 1976) (AUTOR), explorando os contextos sociais e a importância de tratar desse tema dentro das escolas (Rocha, 2015) (AUTOR). Também trata das dificuldades de pessoas fora da heteronormatividade em se identificar com os assuntos tratados nas aulas, dificultando seu aprendizado. A pesquisa contribui para a necessidade dos educadores de estimular um ambiente de aceitação e respeito, junto com os alunos e a instituição educacional, através de um plano de aula. Tal plano, baseado no Letramento Sociointeracional Crítico (TÍLIO, 2015), entrelaça as questões de identidades abordadas num vídeo e o tempo verbal past simple para que a turma possa refletir sobre essa relação e transformar suas análises em trabalhos artísticos para aflorar a discussão sobre … no ambiente estudantil. As atividades propostas no plano de aula foram elaboradas para que todas e todos pudessem colaborar pessoalmente e em coletivo trazendo suas reflexões e interferindo diretamente no debate na sala de aula. A conclusão desse plano traz uma atividade lúdica envolvendo intervenções artísticas. Finalmente, o trabalho procura acrescer à discussão de identidades nas aulas de língua inglesa nas escolas regulares no Brasil, promovendo a pesquisa e a expansão dessas conversas para ambientes em que a juventude também possa participar para se entender e interferir na sociedade em que vive, permitindo novas narrativas em um futuro próximo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ICMartinho.pdf | 716.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.