Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBorba, Rodrigo-
dc.contributor.authorMartinho, Igor de Castro-
dc.date.accessioned2024-03-24T12:32:43Z-
dc.date.available2024-03-26T03:00:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22605-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.titleQuebrando barreiras e promovendo a inclusão: explorando as identidades de gêneros e o ensino da língua inglesa nos anos finais da escolarizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4245787890844219pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9187232263428340pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a relação entre identidades de gêneros e o ensino da língua inglesa nos anos finais do ensino regular no Brasil, visando lançar luz sobre o impacto das identidades de gêneros no ensino e aprendizagem de inglês nas escolas. O estudo começa com uma visão panorâmica sobre as questões das identidades (Foucault, 1976) (AUTOR), explorando os contextos sociais e a importância de tratar desse tema dentro das escolas (Rocha, 2015) (AUTOR). Também trata das dificuldades de pessoas fora da heteronormatividade em se identificar com os assuntos tratados nas aulas, dificultando seu aprendizado. A pesquisa contribui para a necessidade dos educadores de estimular um ambiente de aceitação e respeito, junto com os alunos e a instituição educacional, através de um plano de aula. Tal plano, baseado no Letramento Sociointeracional Crítico (TÍLIO, 2015), entrelaça as questões de identidades abordadas num vídeo e o tempo verbal past simple para que a turma possa refletir sobre essa relação e transformar suas análises em trabalhos artísticos para aflorar a discussão sobre … no ambiente estudantil. As atividades propostas no plano de aula foram elaboradas para que todas e todos pudessem colaborar pessoalmente e em coletivo trazendo suas reflexões e interferindo diretamente no debate na sala de aula. A conclusão desse plano traz uma atividade lúdica envolvendo intervenções artísticas. Finalmente, o trabalho procura acrescer à discussão de identidades nas aulas de língua inglesa nas escolas regulares no Brasil, promovendo a pesquisa e a expansão dessas conversas para ambientes em que a juventude também possa participar para se entender e interferir na sociedade em que vive, permitindo novas narrativas em um futuro próximo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ICMartinho.pdf716.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.