Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/22605
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Quebrando barreiras e promovendo a inclusão: explorando as identidades de gêneros e o ensino da língua inglesa nos anos finais da escolarização |
Autor(es)/Inventor(es): | Martinho, Igor de Castro |
Tutor: | Borba, Rodrigo |
Resumen: | Este trabalho investiga a relação entre identidades de gêneros e o ensino da língua inglesa nos anos finais do ensino regular no Brasil, visando lançar luz sobre o impacto das identidades de gêneros no ensino e aprendizagem de inglês nas escolas. O estudo começa com uma visão panorâmica sobre as questões das identidades (Foucault, 1976) (AUTOR), explorando os contextos sociais e a importância de tratar desse tema dentro das escolas (Rocha, 2015) (AUTOR). Também trata das dificuldades de pessoas fora da heteronormatividade em se identificar com os assuntos tratados nas aulas, dificultando seu aprendizado. A pesquisa contribui para a necessidade dos educadores de estimular um ambiente de aceitação e respeito, junto com os alunos e a instituição educacional, através de um plano de aula. Tal plano, baseado no Letramento Sociointeracional Crítico (TÍLIO, 2015), entrelaça as questões de identidades abordadas num vídeo e o tempo verbal past simple para que a turma possa refletir sobre essa relação e transformar suas análises em trabalhos artísticos para aflorar a discussão sobre … no ambiente estudantil. As atividades propostas no plano de aula foram elaboradas para que todas e todos pudessem colaborar pessoalmente e em coletivo trazendo suas reflexões e interferindo diretamente no debate na sala de aula. A conclusão desse plano traz uma atividade lúdica envolvendo intervenções artísticas. Finalmente, o trabalho procura acrescer à discussão de identidades nas aulas de língua inglesa nas escolas regulares no Brasil, promovendo a pesquisa e a expansão dessas conversas para ambientes em que a juventude também possa participar para se entender e interferir na sociedade em que vive, permitindo novas narrativas em um futuro próximo. |
Materia: | Língua inglesa Estudo e ensino Identidade de gênero Plano de aula |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ICMartinho.pdf | 716.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.