Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22606
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Políticas de crédito, consumo e crescimento econômico no Brasil entre 2004-2014
Autor(es)/Inventor(es): Pontes, Igor Stramandinoli Moita
Orientador: Paula, Ana Cristina Reif de
Resumo: Este trabalho apresenta, como referencial teórico, um modelo de crescimento liderado pelos gastos autônomos, inspirado no Supermultiplicador Sraffiano, destacando, em particular, a importância do comportamento do consumo. Dado o comportamento do crédito entre o período abordado de 2004-2014, principalmente com foco nas políticas de crescimento do consumo das famílias que ganhou destaque no primeiro e segundo governo Lula, este trabalho busca analisar o impacto das políticas creditícias e entender como elas contribuíram para o crescimento do consumo das famílias e seu reflexo no PIB. Dessa forma, o estudo constatou um impacto significativo no PIB devido às políticas expansionistas de incentivo ao crédito na época, e destacou as condições necessárias de comportamento de juros, endividamento e renda para que tais políticas mantivessem sua efetividade.
Palavras-chave: Supermultiplicador sraffiano
Demanda agregada
Consumo
Crédito
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PONTES, Igor Stramandinoli Moita. Políticas de crédito, consumo e crescimento econômico no Brasil entre 2004-2014. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISMPontes.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.