Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22610
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Compartilhando ciência: uma reflexão sobre o papel da biblioteca e do bibliotecário escolar na promoção da divulgação científica
Author(s)/Inventor(s): Miranda, Bruno de Jesus de
Advisor: Felipe, Carla Beatriz Marques
Abstract: Este trabalho tem como objetivo refletir e discutir acerca do papel da Biblioteca Escolar como espaço para a promoção da Divulgação Científica, por meio de ações e estratégias, onde se busca compreender a realidade do aluno nos mais diversos aspectos socioculturais. Destacando, também, neste contexto de formação e aprendizagem, a relevância da figura do bibliotecário escolar, como um agente atuante nesse processo de mediação. Para este estudo, discutiremos sob uma abordagem teórica os conceitos de Biblioteca Escolar, Divulgação Científica, Bibliotecário Escolar e Mediação da Informação de modo a traçarmos propostas reflexivas para ações práticas na divulgação das ciências nestes espaços. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, por meio de materiais informacionais que tratassem dos temas apresentados, apontando reflexões, debatendo perspectivas e soluções. Além disso, como considerações finais apontamos a necessidade de maior produção acadêmica sobre o tema da divulgação científica na perspectiva da biblioteca e do bibliotecário escolar, bem como a relevância deste espaço e profissional como importantes aliados da promoção de divulgação científica. Portanto, espera-se que esta pesquisa possa contribuir de forma significativa para a reflexão referente aos temas aqui discutidos e a geração de novos saberes.
Keywords: Biblioteca escolar
Divulgação científica
Bibliotecários
Mediação da informação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Jan-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MIRANDA, Bruno de Jesus de. Compartilhando ciência: uma reflexão sobre o papel da biblioteca e do bibliotecário escolar na promoção da divulgação científica. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BJMiranda.pdf437.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.