Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22611
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A censura dentro das bibliotecas públicas: posicionamento crítico e político do bibliotecário diante das religiões de matrizes africanas
Autor(es)/Inventor(es): Cordeiro, João Vitor Farias
Orientador: Alves, Nadir Ferreira
Resumo: Apresenta breve histórico da prática de censura no Brasil em períodos de grande repressão e como isto impactou os ambientes de trabalho dos bibliotecários e a disseminação da informação. Aponta de que forma os bibliotecários agem diante da censura e de que forma fazem a seleção e aquisição de materiais informacionais. Dessa forma, esta pesquisa tem o objetivo de compreender quais os tipos de práticas de censura que mais ocorrem dentro das bibliotecas públicas e a partir disso, investigar se ocorre algum tipo de prática análoga a censura com materiais informacionais relacionados à temática de religiões de matrizes africanas ou afro-brasileiras. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental, exploratória, descritiva e um questionário/entrevista para deste modo subsidiar o entendimento sobre as práticas de censura dentro das bibliotecas públicas. Busca identificar como o bibliotecário faz com que a informação consiga chegar a todos os seus usuários de maneira igual e não ser um censor. Conclui ser de extrema importância fomentar essa discussão entre os bibliotecários para que se possa identificar e saber como agir diante deste problema.
Palavras-chave: Bibliotecas públicas
Censura
História do livro
Repressão
Bibliotecários
Religiões africanas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Jan-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CORDEIRO, João Vitor Farias. A censura dentro das bibliotecas públicas: posicionamento crítico e político do bibliotecário diante das religiões de matrizes africanas. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JVFCordeiro.pdf532.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.