Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22623
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Fome, pobreza e desigualdade econômica: considerações sobre o caso brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Corrêa, Fabiano da Cruz Nascimento
Orientador: Mathias, João Felippe Cury Marinho
Resumo: O presente estudo de finalidade exploratória, descritiva e explicativa, tem por objetivo analisar os temas da fome, pobreza e desigualdade econômica, unindo seus conceitos, a fim de compreender como eles se relacionam, e apresentar as ferramentas de mensuração que serão alvo de estudo no decorrer do trabalho, em particular direcionadas ao caso brasileiro. A partir de um entendimento teórico sobre a fome e a pobreza, o trabalho cruza a perspectiva de autores referência para entender sua relação com a desigualdade econômica. Em seguida, considerando o conceito de privação de capacidades, o trabalho busca explicar a desigualdade econômica, partindo do entendimento de que ela deve ser separada em duas dimensões distintas, a monetária, ligada à renda, e a não monetária, ligada à saúde, educação e saneamento básico. Então, o estudo se divide em duas fases. A primeira fase é voltada para uma análise histórica da dimensão monetária, fazendo uso de dados sobre a renda do brasileiro nas últimas décadas e apresentando o programa de transferência de renda Bolsa Família e a Política de Valorização do Salário Mínimo como forma de combater a desigualdade econômica monetária. A segunda fase visa analisar a dimensão não monetária, apresentando o nível de desenvolvimento humano brasileiro e propondo uma análise comparativa com outros países e blocos econômicos. Por fim, o trabalho divide e analisa a dimensão não monetária em três variáveis observáveis, a saúde, educação e saneamento básico. Os resultados do estudo apontam para quatro momentos chave do combate à desigualdade econômica, a Constituição Federal de 1988, a criação do FUNDEF, o lançamento do Programa Bolsa Família e a Política de Valorização do Salário Mínimo ocorrida no Brasil.
Palavras-chave: Pobreza
Desigualdade
Renda
Saúde
Educação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Mai-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CORRÊA, Fabiano da Cruz Nascimento. Fome, pobreza e desigualdade econômica: considerações sobre o caso brasileiro. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FCNCorrêa.pdf967.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.