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dc.contributor.advisorLorenz-Martins, Silvia-
dc.contributor.authorGomes, Mariana Ferreira-
dc.date.accessioned2024-04-30T14:29:35Z-
dc.date.available2024-05-02T03:00:17Z-
dc.date.issued2024-03-04-
dc.identifier.citationGOMES, Mariana Ferreira. Desvendando a Lua: recursos multissensoriais no processo de ensino e aprendizagem de astronomia. 2024. 94 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22740-
dc.description.sponsorshipBolsa de Iniciação científica CNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipBolsa de fomento único de ações de Extensão PROFAEx/UFRJpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLuapt_BR
dc.subjectEducação em Astronomiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectMoonen
dc.subjectAstronomy educationen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectInclusionen
dc.titleDesvendando a Lua: recursos multissensoriais no processo de ensino e aprendizagem de astronomiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7543185612298607pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0377911516054113pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Aires da Conceição-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1242439730705298pt_BR
dc.contributor.referee1Sinnecker, Elis Helena de Campos Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0453819762712407pt_BR
dc.contributor.referee2Nader, Rundsthen Vasques de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6760674416473979pt_BR
dc.description.resumoA Astronomia possui o potencial de inspirar estudantes a se envolverem em uma formação integral nas áreas STEAM (acrônimo em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática). No entanto, para explorar plenamente as oportunidades provenientes desta área, é essencial promover um acesso igualitário à informação para todos. Historicamente, o ensino de Astronomia tem utilizado predominantemente informações e materiais visuais, como infográficos, modelos e fotografias, seja para gerar fascínio ou para fins didáticos. Entretanto, diversas pessoas podem enfrentar barreiras educacionais no acesso à informação, necessitando de materiais adaptados para suas necessidades educacionais específicas (NEEs). Este trabalho, realizado em um dos grupos de pesquisa do projeto Universo Acessível, coordenado pela professora Silvia Lorenz Martins, no Observatório do Valongo (UFRJ), em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), buscou desenvolver recursos didáticos multissensoriais para facilitar o ensino e aprendizagem de Astronomia, inicialmente voltados para pessoas com deficiência visual e, gradualmente, estendendo-se ao público em geral. Explorando tópicos como Terra e Universo, a Base Nacional Comum Curricular propõe que cada estudante reflita sobre as características e posição da Terra, astros celestes e a espécie humana no Universo. Assim, o ensino de Astronomia desempenha um papel fundamental no processo de reconhecimento, por parte do estudante, de sua posição e papel no Universo. Este trabalho apresenta os materiais desenvolvidos com especial enfoque na Lua, nosso satélite natural, discutindo as motivações para a escolha deste tópico, as metodologias adotadas, o processo de produção destes materiais e reflexões sobre o potencial do uso desses recursos dentro de sala. Os recursos multissensoriais desenvolvidos, visando auxiliar a exploração da Lua de diferentes formas, foram o Kit Lua, composto pelo manual de produção, modelo tátil, e encarte teórico, tal como o livro falado. Cada recurso possui características específicas, e visa engajar professores e estudantes dentro de sala através de interações nos âmbitos manual (mãos na massa), mental e emocional. Ao analisar o relatório do processo de criação dos recursos e os critérios considerados para a avaliação dos mesmos por parte dos extensionistas, e estabelecer o comparativo com o feedback de servidores especializados e estudantes do IBC dos materiais análogos, é possível constatar as potencialidades e impactos positivos da exploração de diferentes recursos inclusivos no processo de ensino e aprendizagem. Dado este panorama, destaca-se também a necessidade do engajamento dos docentes na avaliação do potencial destes recursos para o ensino de Astronomia, a fim de promover práticas pedagógicas inovadoras que fortaleçam a comunicação dialógica e a integração entre professor e aluno na jornada de descoberta sobre nosso satélite natural, a Lua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentObservatório do Valongopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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