Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22740
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desvendando a Lua: recursos multissensoriais no processo de ensino e aprendizagem de astronomia
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Mariana Ferreira
Advisor: Lorenz-Martins, Silvia
Co-advisor: Silva, Aires da Conceição
Abstract: A Astronomia possui o potencial de inspirar estudantes a se envolverem em uma formação integral nas áreas STEAM (acrônimo em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática). No entanto, para explorar plenamente as oportunidades provenientes desta área, é essencial promover um acesso igualitário à informação para todos. Historicamente, o ensino de Astronomia tem utilizado predominantemente informações e materiais visuais, como infográficos, modelos e fotografias, seja para gerar fascínio ou para fins didáticos. Entretanto, diversas pessoas podem enfrentar barreiras educacionais no acesso à informação, necessitando de materiais adaptados para suas necessidades educacionais específicas (NEEs). Este trabalho, realizado em um dos grupos de pesquisa do projeto Universo Acessível, coordenado pela professora Silvia Lorenz Martins, no Observatório do Valongo (UFRJ), em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), buscou desenvolver recursos didáticos multissensoriais para facilitar o ensino e aprendizagem de Astronomia, inicialmente voltados para pessoas com deficiência visual e, gradualmente, estendendo-se ao público em geral. Explorando tópicos como Terra e Universo, a Base Nacional Comum Curricular propõe que cada estudante reflita sobre as características e posição da Terra, astros celestes e a espécie humana no Universo. Assim, o ensino de Astronomia desempenha um papel fundamental no processo de reconhecimento, por parte do estudante, de sua posição e papel no Universo. Este trabalho apresenta os materiais desenvolvidos com especial enfoque na Lua, nosso satélite natural, discutindo as motivações para a escolha deste tópico, as metodologias adotadas, o processo de produção destes materiais e reflexões sobre o potencial do uso desses recursos dentro de sala. Os recursos multissensoriais desenvolvidos, visando auxiliar a exploração da Lua de diferentes formas, foram o Kit Lua, composto pelo manual de produção, modelo tátil, e encarte teórico, tal como o livro falado. Cada recurso possui características específicas, e visa engajar professores e estudantes dentro de sala através de interações nos âmbitos manual (mãos na massa), mental e emocional. Ao analisar o relatório do processo de criação dos recursos e os critérios considerados para a avaliação dos mesmos por parte dos extensionistas, e estabelecer o comparativo com o feedback de servidores especializados e estudantes do IBC dos materiais análogos, é possível constatar as potencialidades e impactos positivos da exploração de diferentes recursos inclusivos no processo de ensino e aprendizagem. Dado este panorama, destaca-se também a necessidade do engajamento dos docentes na avaliação do potencial destes recursos para o ensino de Astronomia, a fim de promover práticas pedagógicas inovadoras que fortaleçam a comunicação dialógica e a integração entre professor e aluno na jornada de descoberta sobre nosso satélite natural, a Lua.
Keywords: Lua
Educação em Astronomia
Ensino
Aprendizagem
Acessibilidade
Inclusão
Moon
Astronomy education
Teaching
Learning
Accessibility
Inclusion
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Production unit: Observatório do Valongo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Mar-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GOMES, Mariana Ferreira. Desvendando a Lua: recursos multissensoriais no processo de ensino e aprendizagem de astronomia. 2024. 94 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Astronomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFGomes.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.