Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2275
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Minhocão: a construção discursiva de um fato
Autor(es)/Inventor(es): Reis, João Montenegro da S. P.
Orientador: ElHajji, Mohammed
Coorientador: Zanforlin, Sofia Cavalcanti
Resumo: Analisa a construção discursiva operada pelo veículo eletrônico “O Globo Online” (GLON) na cobertura do caso “Minhocão”, que envolveu a demolição de prédio homônimo na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, em 2009. Para isso, foram empreendidas análises acerca das matérias publicadas pelo GLON sobre o evento, com base no modelo tridimensional de análise crítica do discurso de Norman Fairclough (2001), considerando-se, portanto, as propriedades textuais (vocabulário, estrutura oracional, etc.) e práticas do discurso (produção, distribuição e consumo; efeitos político-ideológicos). A hipótese a ser defendida é a de que tal abordagem se deu com base na associação de elementos ou aspectos representativos hegemônicos das favelas – como o crescimento desordenado, pobreza, informalidade, ilegalidade – ao nascimento deste que seria um dos maiores imóveis da Rocinha, de modo a justificar sua destruição. Ou seja, o caso Minhocão simbolizou a ratificação de um modelo político e social de tratamento à questão das favelas no Rio de Janeiro que é ainda impregnado por imagens consensualmente aceitas a seu respeito e que respaldam ações como a remoção, a repressão e a exclusão dessas localidades e seus moradores.
Palavras-chave: Análise do discurso
Demolição
Rocinha (Rio de Janeiro)
Minhocão
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: REIS, João Montenegro da S.P. Minhocão: a construção discursiva de um fato. 2009. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JREIS.pdf1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.