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http://hdl.handle.net/11422/22795
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Philippe de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Moraes, João Vitor de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-07T22:07:09Z | - |
dc.date.available | 2024-05-09T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, João Vitor de Paula. O papel da arte na construção do saber jurídico: "The Good Place" e suas reflexões sobre Ética e Justiça como recurso pedagógico. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22795 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia engajada | pt_BR |
dc.subject | Direito e Cinema | pt_BR |
dc.subject | The Good Place | pt_BR |
dc.subject | Ensino jurídico | pt_BR |
dc.subject | Filosofia do Direito | pt_BR |
dc.subject | Engaged Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Law and movie | pt_BR |
dc.subject | Law´s education | pt_BR |
dc.subject | Philosophy of Law | pt_BR |
dc.title | O papel da arte na construção do saber jurídico: "The Good Place" e suas reflexões sobre Ética e Justiça como recurso pedagógico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5125892121530411 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia, elaborada como um dos requisitos da conclusão do curso de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, dedica-se a estudar as relações entre Direito e cinema no âmbito do ensino jurídico, utilizando-se a série The Good Place como exemplo de recurso pedagógico cinematográfico. Com essa finalidade, o presente trabalho se divide em três partes: o estudo de teorias da Pedagogia e a análise dos problemas enfrentados especificamente pelo ensino jurídico; as diferentes concepções sobre o cinema e sua relação com o Direito; a série The Good Place e suas reflexões filosóficas, e sua aplicabilidade em sala de aula. A pesquisa se realiza a partir da tentativa de se construir dentro das faculdades de direito uma pedagogia engajada, como afirmado por Paulo Freire e bell hooks, analisando se o cinema pode ser uma ferramenta capaz de estimular o tipo de educação desejada. Essa análise se dá tanto pelas concepções de cinema, quanto pelas diferentes formas de utilizá-lo dentro das salas de aula. Por fim, conclui-se que o cinema e, no presente caso, a série The Good Place, podem ser utilizados não só como ferramentas para se alcançar uma educação engajada, como também para restaurar a capacidade de mudança social das faculdades de Direito. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::FILOSOFIA DO DIREITO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Direito |
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