Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Philippe de Oliveira-
dc.contributor.authorMoraes, João Vitor de Paula-
dc.date.accessioned2024-05-07T22:07:09Z-
dc.date.available2024-05-09T03:00:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMORAES, João Vitor de Paula. O papel da arte na construção do saber jurídico: "The Good Place" e suas reflexões sobre Ética e Justiça como recurso pedagógico. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22795-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia engajadapt_BR
dc.subjectDireito e Cinemapt_BR
dc.subjectThe Good Placept_BR
dc.subjectEnsino jurídicopt_BR
dc.subjectFilosofia do Direitopt_BR
dc.subjectEngaged Pedagogypt_BR
dc.subjectLaw and moviept_BR
dc.subjectLaw´s educationpt_BR
dc.subjectPhilosophy of Lawpt_BR
dc.titleO papel da arte na construção do saber jurídico: "The Good Place" e suas reflexões sobre Ética e Justiça como recurso pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5125892121530411pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia, elaborada como um dos requisitos da conclusão do curso de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, dedica-se a estudar as relações entre Direito e cinema no âmbito do ensino jurídico, utilizando-se a série The Good Place como exemplo de recurso pedagógico cinematográfico. Com essa finalidade, o presente trabalho se divide em três partes: o estudo de teorias da Pedagogia e a análise dos problemas enfrentados especificamente pelo ensino jurídico; as diferentes concepções sobre o cinema e sua relação com o Direito; a série The Good Place e suas reflexões filosóficas, e sua aplicabilidade em sala de aula. A pesquisa se realiza a partir da tentativa de se construir dentro das faculdades de direito uma pedagogia engajada, como afirmado por Paulo Freire e bell hooks, analisando se o cinema pode ser uma ferramenta capaz de estimular o tipo de educação desejada. Essa análise se dá tanto pelas concepções de cinema, quanto pelas diferentes formas de utilizá-lo dentro das salas de aula. Por fim, conclui-se que o cinema e, no presente caso, a série The Good Place, podem ser utilizados não só como ferramentas para se alcançar uma educação engajada, como também para restaurar a capacidade de mudança social das faculdades de Direito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::FILOSOFIA DO DIREITOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JVPMoraes-min.pdf421.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.