Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2280
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dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriel Collares-
dc.contributor.authorCarneiro, Fernanda de Carvalho-
dc.date.accessioned2017-06-21T20:10:39Z-
dc.date.available2017-06-23T03:00:11Z-
dc.date.issued2010-01-06-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Fernanda de Carvalho. Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan. 2009. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2280-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleInterações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosanpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Marcio Tavares d'-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.contributor.referee2Luz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.description.resumoExpõe o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) – uma tendência estratégica e crescente em diversas instituições – associado à importância do trabalho da comunicação social nas variadas práticas relacionadas à ética e cidadania no mundo corporativo. Para compreender o surgimento da RSE, bem como da atual conscientização relacionada ao meio ambiente e à sustentabilidade, é proposta uma breve exposição histórica. Esta torna clara a passagem de uma mentalidade empresarial focada apenas no lucro para outra preocupada também com a questão socioambiental e a comunidade. Em uma análise prática, é apresentado o exemplo da Cosan – com destaque para o projeto social “Fundação Cosan”, criado em 2002, e o lançamento da nova plataforma da marca da empresa em 2009. Almejando compreender mais sobre o papel da comunicação nas empresas, buscou-se desenvolver os conceitos de comunicação empresarial e marketing social, atentando para a necessária diferenciação entre as ações sérias (planejadas, comprometidas) e as ações oportunistas (falsas, preocupadas apenas com os benefícios para a imagem corporativa).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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