Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2280
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan
Autor(es)/Inventor(es): Carneiro, Fernanda de Carvalho
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: Expõe o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) – uma tendência estratégica e crescente em diversas instituições – associado à importância do trabalho da comunicação social nas variadas práticas relacionadas à ética e cidadania no mundo corporativo. Para compreender o surgimento da RSE, bem como da atual conscientização relacionada ao meio ambiente e à sustentabilidade, é proposta uma breve exposição histórica. Esta torna clara a passagem de uma mentalidade empresarial focada apenas no lucro para outra preocupada também com a questão socioambiental e a comunidade. Em uma análise prática, é apresentado o exemplo da Cosan – com destaque para o projeto social “Fundação Cosan”, criado em 2002, e o lançamento da nova plataforma da marca da empresa em 2009. Almejando compreender mais sobre o papel da comunicação nas empresas, buscou-se desenvolver os conceitos de comunicação empresarial e marketing social, atentando para a necessária diferenciação entre as ações sérias (planejadas, comprometidas) e as ações oportunistas (falsas, preocupadas apenas com os benefícios para a imagem corporativa).
Palavras-chave: Comunicação organizacional
Responsabilidade social
Marketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Jan-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARNEIRO, Fernanda de Carvalho. Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan. 2009. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FCCarneiro.pdf896.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.