Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPhilyppis Junior, Nikiforos Joannis-
dc.contributor.authorSoares, Lorena Lima de Azevedo-
dc.date.accessioned2024-05-10T16:48:05Z-
dc.date.available2024-05-12T03:00:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOARES, Lorena Lima de Azevedo. O perfil do usuário e do consumidor de cultura pop japonesa no Brasil: um estudo exploratório. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22818-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectJapãopt_BR
dc.subjectEstudo de usuáriospt_BR
dc.subjectMarketing da informaçãopt_BR
dc.titleO perfil do usuário e do consumidor de cultura pop japonesa no Brasil: um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7370864243230175pt_BR
dc.contributor.referee1Dantas, Regina Maria Macedo Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5373756688550990pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837659026810458pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a demanda informacional dos otakus, como a cultura pop japonesa se desenvolveu e é consumida no Brasil. Sob a perspectiva da Biblioteconomia, a pesquisa procura interpretar por meio de ferramentas de estudos de usuário qual é o comportamento desse usuário ao buscar informação. Possui como objetivo identificar quem são esses usuários e a construção de um grupo social no Brasil. Para isso, define-se conceito sobre cultura para compreender a formação da comunidade estudada. Verifica também a origem da cultura popular japonesa e o início da cultura pop no Japão, como acontece o processo de aculturação e a formação de subcultura sob a ótica da Administração e Marketing. A metodologia empregada é baseada em pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa para medir o comportamento de consumo deste grupo. O questionário foi escolhido como método para coleta de dados e foi disponibilizado online em grupos de mídia sociais como Twitter e Facebook. Os resultados demonstram que os otakus brasileiros são grandes apreciadores da cultura pop japonesa e que a barreira linguística e física não os impede de absorver a cultura oriental. Através dos animês, mangás e da música japonesa, essa subcultura vem se desenvolvendo ao longo dos anos, tornando os fãs de cultura pop japonesa grandes consumidores informacionais e de produtos e/ou serviços originários do Japão que gradualmente está se adaptando para atender melhor os usuários estrangeiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LLASoares.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.