Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22818
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O perfil do usuário e do consumidor de cultura pop japonesa no Brasil: um estudo exploratório
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Lorena Lima de Azevedo
Orientador: Philyppis Junior, Nikiforos Joannis
Resumo: O presente trabalho aborda a demanda informacional dos otakus, como a cultura pop japonesa se desenvolveu e é consumida no Brasil. Sob a perspectiva da Biblioteconomia, a pesquisa procura interpretar por meio de ferramentas de estudos de usuário qual é o comportamento desse usuário ao buscar informação. Possui como objetivo identificar quem são esses usuários e a construção de um grupo social no Brasil. Para isso, define-se conceito sobre cultura para compreender a formação da comunidade estudada. Verifica também a origem da cultura popular japonesa e o início da cultura pop no Japão, como acontece o processo de aculturação e a formação de subcultura sob a ótica da Administração e Marketing. A metodologia empregada é baseada em pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa para medir o comportamento de consumo deste grupo. O questionário foi escolhido como método para coleta de dados e foi disponibilizado online em grupos de mídia sociais como Twitter e Facebook. Os resultados demonstram que os otakus brasileiros são grandes apreciadores da cultura pop japonesa e que a barreira linguística e física não os impede de absorver a cultura oriental. Através dos animês, mangás e da música japonesa, essa subcultura vem se desenvolvendo ao longo dos anos, tornando os fãs de cultura pop japonesa grandes consumidores informacionais e de produtos e/ou serviços originários do Japão que gradualmente está se adaptando para atender melhor os usuários estrangeiros.
Palavras-chave: Cultura
Cultura popular
Japão
Estudo de usuários
Marketing da informação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOARES, Lorena Lima de Azevedo. O perfil do usuário e do consumidor de cultura pop japonesa no Brasil: um estudo exploratório. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLASoares.pdf1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.