Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22820
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Andrade Júnior, Antonio Francisco de | - |
dc.contributor.author | Pinto, Fernando Tadeu | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T12:40:10Z | - |
dc.date.available | 2024-05-18T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22820 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Translinguismo | pt_BR |
dc.subject | Palenque (Chiapas, México) | pt_BR |
dc.title | Kombilesa Mí: poéticas e contrapedagogias no rap folklórico palenquero | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9416610899767382 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5061248924434730 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Luciano Prado da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5274835789278757 | pt_BR |
dc.description.resumo | O grupo musical Kombilesa Mí, originário da região de San Basilio de Palenque, surge em 2011 com o propósito de preservar os valores ancestrais e combater o contínuo apagamento da língua falada em sua comunidade, o criollo palenquero. Diante do desafio do monolinguismo e da invisibilização das tradições dessa localidade no contexto atual de globalização, esta pesquisa tem como objetivo identificar de que forma, com que intenções e por meio de quais recursos discursivos o grupo Kombilesa Mí intervém em seu entorno e problematiza o tempo atual. Em seguida, apresento uma breve contextualização histórico-geográfica acerca da região do Caribe colombiano, resgatando alguns elementos importantes para a constituição dessa localidade. No terceiro capítulo, analiso algumas músicas que fazem parte do repertório do grupo com o intuito de evidenciar recursos discursivos que atuam contrapedagogicamente em relação à hegemonia do Estado Colombiano, enfatizando a relação entre a forma e o conteúdo, o dito e o não-dito, o translinguismo e a transculturação nas estrofes musicais. Para finalizar, teço algumas considerações sobre as reflexões apresentadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Espanhol |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FTPinto.pdf | 918.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.