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http://hdl.handle.net/11422/22820
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Kombilesa Mí: poéticas e contrapedagogias no rap folklórico palenquero |
| Autor(es)/Inventor(es): | Pinto, Fernando Tadeu |
| Tutor: | Andrade Júnior, Antonio Francisco de |
| Resumen: | O grupo musical Kombilesa Mí, originário da região de San Basilio de Palenque, surge em 2011 com o propósito de preservar os valores ancestrais e combater o contínuo apagamento da língua falada em sua comunidade, o criollo palenquero. Diante do desafio do monolinguismo e da invisibilização das tradições dessa localidade no contexto atual de globalização, esta pesquisa tem como objetivo identificar de que forma, com que intenções e por meio de quais recursos discursivos o grupo Kombilesa Mí intervém em seu entorno e problematiza o tempo atual. Em seguida, apresento uma breve contextualização histórico-geográfica acerca da região do Caribe colombiano, resgatando alguns elementos importantes para a constituição dessa localidade. No terceiro capítulo, analiso algumas músicas que fazem parte do repertório do grupo com o intuito de evidenciar recursos discursivos que atuam contrapedagogicamente em relação à hegemonia do Estado Colombiano, enfatizando a relação entre a forma e o conteúdo, o dito e o não-dito, o translinguismo e a transculturação nas estrofes musicais. Para finalizar, teço algumas considerações sobre as reflexões apresentadas. |
| Materia: | Linguística Análise do discurso Translinguismo Palenque (Chiapas, México) |
| Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 2023 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Espanhol |
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