Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22821
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As meninas à violência: uma aproximação entre Duas fotografias sobre o natural e Anatomia de paraíso, de Beatriz Bracher
Autor(es)/Inventor(es): Chagas, Thaís Maia
Orientador: Resende, Beatriz Vieira de
Resumo: O presente projeto visa analisar as meninas não nomeadas no conto Duas fotografias sobre o natural (2009) e no romance Anatomia do Paraíso (2016), ambas obras da autora Beatriz Bracher, visa a necessidade de investigar a trajetória do corpo violado, inscrito como linguagem que distende a organização trágica, reforçada por meio de marcadores identitários e sociais das personagens. Adiante, a pesquisa reflete acerca do enquadramento sobre o relato de cada cena de violência enquanto apresentação disparadora de tempo e espaço da produção narrativa, demonstrando a urgência da literatura contemporânea. Como objetivo, a pesquisa propõe-se analisar a interdependência entre a vítima e o agressor nos relatos de estupro e examinar as circunstâncias de vida precária, suas condições de sobrevivência e presentificação registradas nas obras da literatura contemporânea.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Literatura comparada
Mulheres na literatura
Violência
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Abr-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMChagas.pdf300.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.