Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2287
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O esvaziamento da crítica nos cadernos culturais: um estudo de caso do "Segundo Caderno"
Author(s)/Inventor(s): Araújo, Nathália Perdomo
Advisor: Costa, Cristiane Henriques
Abstract: Abordar o visível esvaziamento da crítica cultural no jornalismo impresso brasileiro. Analisando a trajetória dos cadernos culturais, busca-se entender as tendências editoriais desencadeadas a partir da própria mudança na noção de cultura. A relativização da crítica, assim como a valorização das celebridades, do entretenimento e a proliferação das agendas de eventos divulgados nos veículos de comunicação impressos são alguns pontos enfocados ao longo dos capítulos. O crescimento da reportagem pautada pelos fenômenos de popularidade em detrimento do espaço antes ocupado pela crítica também é apontado neste trabalho, que conta com entrevistas com críticos e repórteres, a fim de discutir as possíveis causas desse esvaziamento. Para verificar as tendências citadas acima, realizou-se um estudo de caso do “Segundo Caderno” do jornal “O Globo”.
Keywords: Critica cultura
Jornalismo impresso
Caderno cultural
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Dec-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAÚJO, Nathália Perdomo. O esvaziamento da crítica nos cadernos culturais: um estudo de caso do "Segundo Caderno". 2009. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2287
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NARAÚJO.pdf162,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.