Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2287
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O esvaziamento da crítica nos cadernos culturais: um estudo de caso do "Segundo Caderno" |
Author(s)/Inventor(s): | Araújo, Nathália Perdomo |
Advisor: | Costa, Cristiane Henriques |
Abstract: | Abordar o visível esvaziamento da crítica cultural no jornalismo impresso brasileiro. Analisando a trajetória dos cadernos culturais, busca-se entender as tendências editoriais desencadeadas a partir da própria mudança na noção de cultura. A relativização da crítica, assim como a valorização das celebridades, do entretenimento e a proliferação das agendas de eventos divulgados nos veículos de comunicação impressos são alguns pontos enfocados ao longo dos capítulos. O crescimento da reportagem pautada pelos fenômenos de popularidade em detrimento do espaço antes ocupado pela crítica também é apontado neste trabalho, que conta com entrevistas com críticos e repórteres, a fim de discutir as possíveis causas desse esvaziamento. Para verificar as tendências citadas acima, realizou-se um estudo de caso do “Segundo Caderno” do jornal “O Globo”. |
Keywords: | Critica cultura Jornalismo impresso Caderno cultural |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 9-Dec-2009 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | ARAÚJO, Nathália Perdomo. O esvaziamento da crítica nos cadernos culturais: um estudo de caso do "Segundo Caderno". 2009. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NARAÚJO.pdf | 162.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.