Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22944
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dc.contributor.advisorBittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.authorOliveira, Camilla Rezende Ruy de-
dc.date.accessioned2024-06-12T14:56:50Z-
dc.date.available2024-06-14T03:00:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Camilla Rezende Ruy de. Programa de sócio torcedor: fidelização como estratégia de marketing dos clubes cariocas durante a pandemia da covid-19. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22944-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectTorcedorespt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.titlePrograma de sócio torcedor: fidelização como estratégia de marketing dos clubes cariocas durante a pandemia da covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111pt_BR
dc.description.resumoO futebol desempenha papel de extrema importância na formação da identidade do cidadão carioca. Os clubes do futebol do Rio de Janeiro, talvez representem, na dimensão sociológica, o casamento mais bem sucedido com o carioca, que tão bem alicerça o nosso sentimento de brasilidade, no Brasil e no exterior. Passados pouco mais de dois anos desde que a pandemia pela covid-19 fechou os portões ao público nos estádios brasileiros, o índice de inadimplência nos programas de sócios-torcedores dos clubes cariocas segue alta, como já era de se esperar. A presente monografia busca identificar as ações tomadas pelos quatro maiores clubes de futebol carioca, para manter seus sócios torcedores ativos durante a pandemia e os impactos causados por ela nesse cenário, também busca entender o torcedor como sócio e seus hábitos de compra. A metodologia utilizada foi uma análise bibliográfica de amparo previamente consolidado, a partir de artigos, trabalhos acadêmicos, materiais online disponíveis em sites esportivos de renome e para findar, uma análise de uma pesquisa com sócios torcedores aplicada por mim em 2021 ao cursar a disciplina Pesquisa de Marketing ministrada pela professora Hilda Nogueira e ofertada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com objetivo de levantar os benefícios oferecidos pelos times considerando os dados dos sites de cada clube, nessa parte buscamos entender o perfil socioeconômico e comportamental do consumidor e seus motivos para se manter sócio ativo durante a pandemia, assim como a satisfação como sócio torcedor para, por fim, obter um raciocínio justificável sobre se manter sócio torcedor em um momento pandêmico onde não há permissão de público nos estádios. O estudo realizado traz um levantamento de dados que possibilitará a construção de estratégias que visam melhorar a aderência aos programas de sócio torcedor por parte dos clubes Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. A conclusão do trabalho se apresenta sendo válida como subsídio para utilização de gestores vinculados aos clubes destacados e ao departamento de marketing desses clubes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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