Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22959
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dc.contributor.advisorLuz, Cristina Pimenta de Mello Spineti-
dc.contributor.authorSouza, Felipe Reis de-
dc.date.accessioned2024-06-15T01:58:05Z-
dc.date.available2024-06-16T03:00:20Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.citationSOUZA, Felipe Reis de. Estudo de caso: ações empreendedoras e o sucesso da Lenda do Herói. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22959-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectIndústria de entretenimentopt_BR
dc.titleEstudo de caso: ações empreendedoras e o sucesso da Lenda do Heróipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8646096392649073pt_BR
dc.contributor.referee1Fontanillas, Carlos Navarro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6896931539873241pt_BR
dc.description.resumoO cenário nacional de jogos eletrônicos é bastante rico, mas poucos títulos são direcionados ao público consumidor brasileiro. Um dos casos de destaque neste cenário é o jogo A Lenda do Herói, um dos poucos concebido com esse propósito desde o seu nascimento. O objetivo desse trabalho é analisar em profundidade as ações empreendedoras da Castro Brothers, idealizadora do jogo, que levaram o título a estar entre os mais vendidos no Brasil e a ser o maior case de financiamento coletivo de um jogo digital até 2016, sob a luz das teorias de effectuaction e causation. A Castro Brothers é uma companhia que nasce originalmente como um canal humorístico no YouTube, com Marcos e Matheus Castro apresentando diversos quadros voltados para o público nerd. Dentre os quadros, a ideia inicial da Lenda do Herói foi apresentada como uma sátira aos tradicionais jogos 2D de plataforma. No futuro, essa sátira viria a se tornar o produto de sucesso que será analisado neste trabalho. A metodologia adotada foi o estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo, tendo em vista a especificidade do objeto de estudo. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista semiestruturada com um dos principais idealizadores do projeto e de pesquisa documental na internet, considerando diferentes fontes de informações e opiniões sobre o jogo em suas plataformas de venda e comunidades de usuários. Aparentemente, a ação empreendedora prévia da Castro Brothers para construir um senso de comunidade em seu público foi fundamental para o desenvolvimento e sucesso do produto a Lenda do Herói. Além disso, observa-se que essas ações seguiram essencialmente os princípios da teoria de effetuation.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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