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http://hdl.handle.net/11422/22959
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Luz, Cristina Pimenta de Mello Spineti | - |
dc.contributor.author | Souza, Felipe Reis de | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-15T01:58:05Z | - |
dc.date.available | 2024-06-16T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Felipe Reis de. Estudo de caso: ações empreendedoras e o sucesso da Lenda do Herói. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22959 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Indústria de entretenimento | pt_BR |
dc.title | Estudo de caso: ações empreendedoras e o sucesso da Lenda do Herói | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8646096392649073 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fontanillas, Carlos Navarro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6896931539873241 | pt_BR |
dc.description.resumo | O cenário nacional de jogos eletrônicos é bastante rico, mas poucos títulos são direcionados ao público consumidor brasileiro. Um dos casos de destaque neste cenário é o jogo A Lenda do Herói, um dos poucos concebido com esse propósito desde o seu nascimento. O objetivo desse trabalho é analisar em profundidade as ações empreendedoras da Castro Brothers, idealizadora do jogo, que levaram o título a estar entre os mais vendidos no Brasil e a ser o maior case de financiamento coletivo de um jogo digital até 2016, sob a luz das teorias de effectuaction e causation. A Castro Brothers é uma companhia que nasce originalmente como um canal humorístico no YouTube, com Marcos e Matheus Castro apresentando diversos quadros voltados para o público nerd. Dentre os quadros, a ideia inicial da Lenda do Herói foi apresentada como uma sátira aos tradicionais jogos 2D de plataforma. No futuro, essa sátira viria a se tornar o produto de sucesso que será analisado neste trabalho. A metodologia adotada foi o estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo, tendo em vista a especificidade do objeto de estudo. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista semiestruturada com um dos principais idealizadores do projeto e de pesquisa documental na internet, considerando diferentes fontes de informações e opiniões sobre o jogo em suas plataformas de venda e comunidades de usuários. Aparentemente, a ação empreendedora prévia da Castro Brothers para construir um senso de comunidade em seu público foi fundamental para o desenvolvimento e sucesso do produto a Lenda do Herói. Além disso, observa-se que essas ações seguiram essencialmente os princípios da teoria de effetuation. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
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