Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22959
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo de caso: ações empreendedoras e o sucesso da Lenda do Herói
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Felipe Reis de
Orientador: Luz, Cristina Pimenta de Mello Spineti
Resumo: O cenário nacional de jogos eletrônicos é bastante rico, mas poucos títulos são direcionados ao público consumidor brasileiro. Um dos casos de destaque neste cenário é o jogo A Lenda do Herói, um dos poucos concebido com esse propósito desde o seu nascimento. O objetivo desse trabalho é analisar em profundidade as ações empreendedoras da Castro Brothers, idealizadora do jogo, que levaram o título a estar entre os mais vendidos no Brasil e a ser o maior case de financiamento coletivo de um jogo digital até 2016, sob a luz das teorias de effectuaction e causation. A Castro Brothers é uma companhia que nasce originalmente como um canal humorístico no YouTube, com Marcos e Matheus Castro apresentando diversos quadros voltados para o público nerd. Dentre os quadros, a ideia inicial da Lenda do Herói foi apresentada como uma sátira aos tradicionais jogos 2D de plataforma. No futuro, essa sátira viria a se tornar o produto de sucesso que será analisado neste trabalho. A metodologia adotada foi o estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo, tendo em vista a especificidade do objeto de estudo. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista semiestruturada com um dos principais idealizadores do projeto e de pesquisa documental na internet, considerando diferentes fontes de informações e opiniões sobre o jogo em suas plataformas de venda e comunidades de usuários. Aparentemente, a ação empreendedora prévia da Castro Brothers para construir um senso de comunidade em seu público foi fundamental para o desenvolvimento e sucesso do produto a Lenda do Herói. Além disso, observa-se que essas ações seguiram essencialmente os princípios da teoria de effetuation.
Palavras-chave: Jogos
Jogos eletrônicos
Indústria de entretenimento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Jun-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Felipe Reis de. Estudo de caso: ações empreendedoras e o sucesso da Lenda do Herói. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRSouza.pdf462.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.