Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2299
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O clima urbano da Ilha do Fundão/RJ - ilha de calor, qualidade da água da chuva e poluição atmosférica
Autor(es)/Inventor(es): Silveira, Thiago Souza
Orientador: Brandão, Ana Maria de Paiva Macedo
Resumo: Estudo sobre o clima na Ilha do Fundão, na cidade do Rio de Janeiro, abordando os canais de percepção ambiental, termodinâmico e físico-químico, incluindo a qualidade da água da chuva. Também há nesse estudo uma abordagem histórica sobre a evolução do bairro, os acontecimentos climáticos mais marcantes e análise anual sobre o ritmo climático do período de 1985 a 1993. O crescimento do bairro e os planos de torná-lo como um pólo de produção intelectual para o país, com a aproximação de indústrias de ponta dos cursos universitários, justificaram a elaboração desse estudo. Uma vez que a implantação de novos prédios pode impactar na paisagem e no meio ambiente. Após três anos de pesquisa, constatou-se que o bairro não sofre de degradação ambiental grave, no âmbito da qualidade da água da chuva, apesar de já ter sido aferido chuvas ácidas em 2008. Com relação a ilha de calor na Ilha do Fundão, aferiu-se grau de moderado a forte intensidade. Contando a dimensão reduzida do bairro, com o alto diferencial térmico entre os pontos, a falta de investimentos na criação e conservação de áreas verdes, verificou-se como um dos maiores problemas climáticos do bairro, sendo motivo de desconforto para os frequentadores. A elaboração de mapas de uso da terra, pesquisa sobre a ilha de calor e a qualidade da água da chuva pode servir de alicerce para pesquisas futuras no sentido de oferecer elementos de comparação desses aspectos de qualidade climática desta parcela da cidade do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Clima urbano
Ilha do Fundão (RJ)
Geografia fisíca
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOMORFOLOGIA::CLIMATOLOGIA GEOGRAFICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEODESIA::GEOGRAFIA FISICA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVEIRA, Thiago Souza. O clima urbano da Ilha do Fundão/RJ - ilhas de calor, qualidade da água da chuva e poluição atmosférica. 2010. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSSilveira.pdf12.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.