Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarcaui, André Baptista-
dc.contributor.authorOliveira, Isadora Paganoto de-
dc.date.accessioned2024-06-19T14:03:28Z-
dc.date.available2024-06-21T03:00:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isadora Paganoto de. A adaptação a compras online durante a pandemia da covid-19 por pessoas da terceira idade residentes na Zona Sul do Rio de Janeiro. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23017-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.titleA adaptação a compras online durante a pandemia da covid-19 por pessoas da terceira idade residentes na Zona Sul do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4046864343392884pt_BR
dc.description.resumoOs idosos fazem parte de um grupo de usuários na internet que cresce de maneira constante e acelerada no Brasil e no mundo, principalmente após o período de isolamento social imposto durante a pandemia de Covid-19. A partir desta necessidade, a usabilidade e o comportamento de compra dos idosos se intensificou e se modificou. Agora, a terceira idade, compreendida como uma classe etária independente, utiliza a internet para diversas atividades, como a comunicação entre familiares e amigos, pagamento de contas, compra de produtos em sites de comércio eletrônico entre outras. Porém, apesar da tecnologia desempenhar um papel importante no apoio a obtenção da independência de consumo dos idosos, está ainda tem muito o que se desenvolver, espelhando-se em suas necessidades e ainda pode se tornar uma barreira frustrante para estes indivíduos. O presente estudo buscou, por meio de uma análise quantitativa, compreender o comportamento de compra online de pessoas da terceira idade moradoras da Zona Sul carioca durante a pandemia, que podem se espelhar no desenvolvimento de estratégias e ações de inclusão após o período pandêmico. Foi percebido, a partir de uma pesquisa com 54 indivíduos deste recorte que, apesar de ainda existirem barreiras, os idosos desta localização geográfica utilizaram bastante a internet para realizar compras durante a pandemia, principalmente de artigos essenciais e perecíveis e, a partir de uma ótima experiência de compra, pretendem continuar utilizando a internet para comprar seus produtos e serviços cada vez mais. Conclui-se que, apesar de haver preconceito entre idosos e a tecnologia, tanto da parte dos indivíduos da terceira idade quanto dos desenvolvedores, que ainda não pensam na usabilidade de sites e aplicativos para este público, este recorte demonstra uma boa perspectiva futura de inclusão digital da terceira idade. Fomenta-se o desenvolvimento de novos estudos, que apliquem tanto na área geográfica definida, quanto em outras áreas da cidade do Rio de Janeiro a fim de evoluir as discussões sobre a temática que possibilitem um melhor desenvolvimento de estratégias de consumo para esses indivíduos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IPOliveira.pdf805.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.