Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23031
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mercosul: 30 anos de caminhos e impasses
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Lucas Casais Machado
Orientador: Araujo, Marcelo Castaneda de
Resumo: Em 1991 é criado o Mercado Comum do Sul, o Mercosul, um bloco econômico e organização internacional inédita no Cone Sul, que gerou fortes expectativas com relação ao seu potencial e resultados. Como toda organização, o Mercosul apresenta desde seu surgimento claros objetivos com relação à sua atuação, focando em três principais eixos: Integração, Assimetrias e Geopolítica. Nesse sentido, este trabalho busca compreender e analisar o resultado e o impacto obtido a partir das ações dessa organização para o meio social, nacional e internacional dos países membros até o momento. Para isso, é importante que se entenda os conceitos por trás de cada uma dessas frentes de atuação de acordo com as principais referências teóricas, bem como suas definições e diretrizes de acordo com o próprio Mercosul. Este trabalho foi conduzido em forma de pesquisa bibliográfica, reunindo artigos acadêmicos, informações institucionais, dados internacionais além de notícias e reportagens da mídia sobre o Mercosul, desde sua criação em 1991 até os dias atuais, por tratar de uma organização com diferentes contextos de representação. A partir dessa ampla análise foi possível fazer um diagnóstico acerca da atuação do Mercosul em cada uma das esferas citadas ao longo de seus 30 anos de existência, bem como os principais fatores e variáveis que impactaram em seus resultados. O que se verifica é a ausência significativa de meios que viabilizem o sucesso dos objetivos traçados, devido à baixa institucionalização do bloco, autonomia praticamente nula dos órgãos criados pela organização e principalmente pela forte concentração de poder decisório nas lideranças dos países membros do Mercosul. Há de se destacar, também, a falta de estabilidade do bloco para o desenvolvimento de suas ações, sendo claramente perceptível a alternância de bons e maus momentos ao longo de sua existência, o que dificulta a continuidade e desenvolvimento de suas empreitadas. Conclui-se que o Mercosul é uma organização falha de acordo com objetivos alinhados e esperados, e que agravou o contexto de seus países membros em algumas de suas esferas de atuação, reforçando que a organização continua muito distante de ser um forte agente transformador como se era esperado.
Palavras-chave: MERCOSUL
Integração econômica
Geopolítica
Comércio internacional
Blocos econômicos
Organização internacional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Jul-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: Guimarães, Lucas Casais Machado. Mercosul: 30 anos de caminhos e impasses. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCMGuimarães.pdf706.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.