Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23060
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSchommer, Susan-
dc.contributor.authorRaad, Marco Antonio Naim-
dc.date.accessioned2024-06-26T12:58:15Z-
dc.date.available2024-06-28T03:00:16Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationRAAD, Marco Antonio Naim. Um estudo econométrico sobre o impacto do aumento da frota de veículos elétricos na demanda por gasolina na Noruega. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23060-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectGasolinapt_BR
dc.subjectDemandapt_BR
dc.subjectAnálise de séries temporaispt_BR
dc.subjectAnálise de regressãopt_BR
dc.subjectEconometriapt_BR
dc.subjectNoruegapt_BR
dc.titleUm estudo econométrico sobre o impacto do aumento da frota de veículos elétricos na demanda por gasolina na Noruegapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6580812800890001pt_BR
dc.contributor.referee1Gárciga Otero, Rolando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7921793427243930pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Ana Luiza Maria Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9494442895595229pt_BR
dc.description.resumoA pergunta que norteia o presente estudo é: qual o impacto dos veículos elétricos sobre a demanda por gasolina na Noruega? Para tentar responder esta questão foi estimada a função demanda por gasolina na Noruega e suas elasticidades-preço e renda, para o período de janeiro de 2016 a março de 2023. A Noruega arcou com os custos de investir em veículos elétricos, o que resultou em um market share de 25%. Adicionalmente, quanto ao registro de novos veículos o market share já ultrapassa 80%. As vantagens e principais alavancas para a adoção do carro elétrico foram discutidas, além da dispendiosa política de incentivos norueguesa que cumpriu seu papel alavancando as vendas dos veículos elétricos. Os modelos tradicionais de demanda por gasolina são expostos e após isso constrói-se um modelo dinâmico de demanda por gasolina na Noruega. Os resultados do estudo econométrico implicaram que no curto prazo o market-share dos veículos elétricos não é relevante para explicar a demanda por gasolina na Noruega.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANRaad.pdf301.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.