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dc.contributor.advisorFaria, Maria de Fátima Bruno de-
dc.contributor.authorPinto, Matheus Moreira-
dc.date.accessioned2024-06-28T17:15:39Z-
dc.date.available2024-06-30T03:00:06Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPINTO, Matheus Moreira. Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23065-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.titleOs reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de belezapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8599349398408940pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou descrever os reflexos da pandemia da Covid-19 na comunicação organizacional. Realizou-se uma revisão da literatura nacional sobre comunicação organizacional em periódicos científicos. Utilizou-se o método qualitativo em uma pesquisa descritiva em uma multinacional do mercado de beleza, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. Foram entrevistados 11 colaboradores na sede da empresa situada na região portuária do Rio de Janeiro, atingindo o critério de saturação. Buscando atingir ocupantes de diferentes funções, a pesquisa foi conduzida com colaboradores do gênero masculino e feminino em diferentes cargos da área da comunicação organizacional. A análise de conteúdo foi utilizada com o objetivo de mapear e caracterizar as práticas e ferramentas comunicativas dentro de uma organização durante o período da pandemia do COVID-19. Os resultados da pesquisa mostraram que a área de comunicação organizacional teve que não só saber identificar as barreiras geradas pela Covid-19, com destaque ao distanciamento físico e falta de processos estruturados, mas criar em um curto espaço de tempo, ferramentas para superar esses desafios. O fato de a empresa analisada não ter uma estrutura operacional e relacional adaptada para o formato a distância agravou ainda mais esse cenário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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