Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23065
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, Matheus Moreira
Tutor: Faria, Maria de Fátima Bruno de
Resumen: Este trabalho buscou descrever os reflexos da pandemia da Covid-19 na comunicação organizacional. Realizou-se uma revisão da literatura nacional sobre comunicação organizacional em periódicos científicos. Utilizou-se o método qualitativo em uma pesquisa descritiva em uma multinacional do mercado de beleza, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. Foram entrevistados 11 colaboradores na sede da empresa situada na região portuária do Rio de Janeiro, atingindo o critério de saturação. Buscando atingir ocupantes de diferentes funções, a pesquisa foi conduzida com colaboradores do gênero masculino e feminino em diferentes cargos da área da comunicação organizacional. A análise de conteúdo foi utilizada com o objetivo de mapear e caracterizar as práticas e ferramentas comunicativas dentro de uma organização durante o período da pandemia do COVID-19. Os resultados da pesquisa mostraram que a área de comunicação organizacional teve que não só saber identificar as barreiras geradas pela Covid-19, com destaque ao distanciamento físico e falta de processos estruturados, mas criar em um curto espaço de tempo, ferramentas para superar esses desafios. O fato de a empresa analisada não ter uma estrutura operacional e relacional adaptada para o formato a distância agravou ainda mais esse cenário.
Materia: Pandemias
COVID-19
Comunicação organizacional
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PINTO, Matheus Moreira. Os reflexos da pandemia da COVID-19 na comunicação organizacional de uma multinacional do mercado de beleza. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MMPinto.pdf309.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.