Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23090
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O comércio e a fragmentação internacional da produção de setores de tecnologia da informação e comunicação entre o NAFTA e a China no período 2000/2014
Autor(es)/Inventor(es): Knüpfer, Maria Eduarda da Rocha
Orientador: Prochnik, Victor
Resumo: Esta pesquisa examina o comércio e a fragmentação internacional da produção de setores de tecnologia da informação e comunicação entre o NAFTA e a China no período de 2000 /2014. As matrizes insumo-produto do comércio mundial usadas são preços constantes do Banco Mundial de Insumo-Produto (www.wiod.org). A participação do VA das três indústrias das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no produto final de todas as indústrias e países examinados aumentou de 2,5% em 2000 para 5,0% em 2014. Este aumento no uso de TIC nos processos e produtos aconteceu em todas as indústrias e nações. Além disso, concluiu-se que em comparação com os envolvimentos das outras duas indústrias, a participação dos insumos da indústria eletrônica em produtos e processos de produção global aumentou mais rapidamente. Foram atribuídas as duas medidas de comércio em valor agregado das exportações (VAX – C e VAX - P) entre China e NAFTA visando analisar o comportamento das relações comerciais entre ambas as nações no que diz respeito à exportação e importação de bens do setor de TIC e a como desenvolveu-se o fluxo da fragmentação da produção e offshoring. Notou-se que, durante o período analisado, houve uma relocalização da produção e do consumo, pautada principalmente pela ascensão da China e outros países asiáticos, que ganharam maior relevância e espaço, principalmente no comércio do setor de TIC. Entre 2000 e 2014, as exportações de bens finais e intermediários da indústria de TIC da China para os EUA demonstraram um crescimento significativo, inclusive em relação ao PIB do país exportador. Esse período foi marcado pelo crescimento rápido da indústria eletrônica chinesa e pela posição da China como um dos principais centros de fabricação global de produtos eletrônicos. As seções finais do presente estudo, analisam o impacto que este comportamento entre as nações possui na distribuição de vantagens competitivas nas cadeias de valor globais: a busca por uma participação cada vez maior na economia mundial, principalmente no setor tecnológico, onde os Estados Unidos e a China lutam pela hegemonia. O "Tecno-nacionalismo" é uma onda de proteção impulsionada pela rivalidade entre nações. O resultado de tais ações será uma nova ordem comercial baseada em uma rede cada vez mais complexa de acordos comerciais preferenciais baseados em geografia, fluxos comerciais ou assuntos específicos. Isso deixará os países em desenvolvimento ainda mais à mercê das economias mais avançadas.
Palavras-chave: Tecnologia de informação e comunicação
Indústria eletrônica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: KNÜPER, Maria Eduarda da Rocha. O comércio e a fragmentação internacional da produção de setores de tecnologia da informação e comunicação entre o NAFTA e a China no período 2000/2014. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MERKnüpfer.pdf445.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.