Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23096
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Carla Reis de-
dc.contributor.authorMarques, Julia Esquerdo-
dc.date.accessioned2024-07-05T17:57:08Z-
dc.date.available2024-07-07T03:00:17Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23096-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectElastômerospt_BR
dc.subjectCarbono negropt_BR
dc.titleEstudo do comportamento mecânico de misturas de diferentes grades de negro de carbono com elastômero SBRpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2917698533094693pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Guimarães, Maria José de Oliveira Cavalcanti-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5064298646092562pt_BR
dc.contributor.referee1Furtado, Luana Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159511014464393pt_BR
dc.contributor.referee2Visconte, Leila Lea Yuan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6360084035024973pt_BR
dc.description.resumoA extensa utilização de artigos de borracha na vida moderna é possível devido ao reforço proporcionado por cargas particuladas. A principal carga reforçante utilizada é o negro de fumo, e a maior parte da produção mundial é direcionada para a indústria de pneus. Nesse cenário, existem diversos tipos de negro de fumo, que provocam efeitos variados nas composições com elastômero. Assim, faz-se necessário determinar o grade de negro de fumo mais adequado para cada posto pneu. Nesse trabalho, foram preparadas composições de borracha de butadieno e estireno (SBR) com quatro diferentes grades de negro de carbono: N115, N234, N326 e N772. O processamento das várias composições foi feito em misturador interno de rotores, seguida de um misturador externo de cilindros. O misturador interno incorpora a carga ao elastômero através do cisalhamento provocado entre os rotores e a parede do misturador, enquanto o misturador externo finaliza a homogeneização através da passagem repetida pelo meio dos cilindros. O objetivo principal do estudo foi avaliar o efeito de cada tipo de negro de fumo nas propriedades reométricas, reológicas e mecânicas da borracha. Os resultados indicaram que os grades afetam de modo diferente as composições com SBR. O grade N234 possui o maior efeito reforçante, produzindo composições mais duras e resistentes, e apresentou efeitos similares ao N115, indicando que esses tipos de negro de fumo são mais adequados para a utilização na banda de rodagem dos pneus. Já os grades N326 e N772 apresentaram um menor efeito reforçante, com composições de maior maleabilidade, sendo mais adequadas para camadas mais internas dos pneus. Assim, foi evidenciada a possibilidade de se obter artigos de borracha com propriedades diferentes mudando o grade de negro de fumo utilizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::BORRACHASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEMarques.pdf903.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.