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http://hdl.handle.net/11422/23096
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Araújo, Carla Reis de | - |
dc.contributor.author | Marques, Julia Esquerdo | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T17:57:08Z | - |
dc.date.available | 2024-07-07T03:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23096 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Elastômeros | pt_BR |
dc.subject | Carbono negro | pt_BR |
dc.title | Estudo do comportamento mecânico de misturas de diferentes grades de negro de carbono com elastômero SBR | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2917698533094693 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Guimarães, Maria José de Oliveira Cavalcanti | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5064298646092562 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Furtado, Luana Barros | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2159511014464393 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Visconte, Leila Lea Yuan | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6360084035024973 | pt_BR |
dc.description.resumo | A extensa utilização de artigos de borracha na vida moderna é possível devido ao reforço proporcionado por cargas particuladas. A principal carga reforçante utilizada é o negro de fumo, e a maior parte da produção mundial é direcionada para a indústria de pneus. Nesse cenário, existem diversos tipos de negro de fumo, que provocam efeitos variados nas composições com elastômero. Assim, faz-se necessário determinar o grade de negro de fumo mais adequado para cada posto pneu. Nesse trabalho, foram preparadas composições de borracha de butadieno e estireno (SBR) com quatro diferentes grades de negro de carbono: N115, N234, N326 e N772. O processamento das várias composições foi feito em misturador interno de rotores, seguida de um misturador externo de cilindros. O misturador interno incorpora a carga ao elastômero através do cisalhamento provocado entre os rotores e a parede do misturador, enquanto o misturador externo finaliza a homogeneização através da passagem repetida pelo meio dos cilindros. O objetivo principal do estudo foi avaliar o efeito de cada tipo de negro de fumo nas propriedades reométricas, reológicas e mecânicas da borracha. Os resultados indicaram que os grades afetam de modo diferente as composições com SBR. O grade N234 possui o maior efeito reforçante, produzindo composições mais duras e resistentes, e apresentou efeitos similares ao N115, indicando que esses tipos de negro de fumo são mais adequados para a utilização na banda de rodagem dos pneus. Já os grades N326 e N772 apresentaram um menor efeito reforçante, com composições de maior maleabilidade, sendo mais adequadas para camadas mais internas dos pneus. Assim, foi evidenciada a possibilidade de se obter artigos de borracha com propriedades diferentes mudando o grade de negro de fumo utilizado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::BORRACHAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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