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http://hdl.handle.net/11422/23097
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Fonseca, Maria da Graça Derengowski | - |
dc.contributor.author | Calcines, Mariana Güell | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T18:32:31Z | - |
dc.date.available | 2024-07-07T03:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
dc.identifier.citation | CALCINES, Mariana Güell. A competitividade do setor brasileiro de apoio marítimo à indústria de exploração e produção offshore de óleo e gás natural. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23097 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Economia industrial | pt_BR |
dc.subject | Competitividade industrial | pt_BR |
dc.subject | Indústria de petróleo offshore | pt_BR |
dc.title | A competitividade do setor brasileiro de apoio marítimo à indústria de exploração e produção offshore de óleo e gás natural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6131729209726375 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mathias, João Felippe Cury Marinho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5695324429380473 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Chagas, Roberta de Souza Bruno | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5009748346349174 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa a análise do mercado brasileiro de apoio offshore, responsável pelo fornecimento de apoio logístico às unidades marítimas de exploração e produção de óleo e gás natural; ou seja, se trata de um setor de prestação de serviços, mas em que a capacidade de realizar cada tipo de serviço acaba sendo determinada por características técnicas, como os tipos de embarcações disponíveis na frota das companhias. O objetivo principal desse estudo é compreender como funciona esse mercado tão importante e como ocorreu o seu desenvolvimento, bem como entender o seu grau de concentração e os determinantes da sua competitividade: pretende-se responder como é a competição real do setor considerando seus fatores técnicos e históricos. Para responder tais questionamentos, foi utilizado como metodologia o modelo estrutura-conduta-desempenho (E-C-D), para análise das forças competitivas do setor, e as razões de concentração CR(x) e o Índice de Hirschman-Herfindahl (HHI), para a análise da concentração considerando diferentes fatores (considerou-se nos cálculos as bandeiras das embarcações e os diferentes tipos de embarcações que cada companhia possui). Assim, concluiu-se que esse mercado, que em uma primeira análise tem uma concentração moderadamente baixa, passa a ter uma concentração moderadamente alta quando considerado somente as embarcações de bandeira brasileira e de maior valor agregado (que são mais relevantes no estudo competitivo); além disso, por fatores como a sua regulação protecionista e a menor elasticidade da oferta de embarcações brasileiras, o setor consegue se manter competitivo, mesmo tendo uma estrutura com oferta fragmentada e demanda concentrada em uma única empresa (Petrobras). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
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