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dc.contributor.advisorFonseca, Maria da Graça Derengowski-
dc.contributor.authorCalcines, Mariana Güell-
dc.date.accessioned2024-07-05T18:32:31Z-
dc.date.available2024-07-07T03:00:17Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.citationCALCINES, Mariana Güell. A competitividade do setor brasileiro de apoio marítimo à indústria de exploração e produção offshore de óleo e gás natural. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23097-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia industrialpt_BR
dc.subjectCompetitividade industrialpt_BR
dc.subjectIndústria de petróleo offshorept_BR
dc.titleA competitividade do setor brasileiro de apoio marítimo à indústria de exploração e produção offshore de óleo e gás naturalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6131729209726375pt_BR
dc.contributor.referee1Mathias, João Felippe Cury Marinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5695324429380473pt_BR
dc.contributor.referee2Chagas, Roberta de Souza Bruno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009748346349174pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa a análise do mercado brasileiro de apoio offshore, responsável pelo fornecimento de apoio logístico às unidades marítimas de exploração e produção de óleo e gás natural; ou seja, se trata de um setor de prestação de serviços, mas em que a capacidade de realizar cada tipo de serviço acaba sendo determinada por características técnicas, como os tipos de embarcações disponíveis na frota das companhias. O objetivo principal desse estudo é compreender como funciona esse mercado tão importante e como ocorreu o seu desenvolvimento, bem como entender o seu grau de concentração e os determinantes da sua competitividade: pretende-se responder como é a competição real do setor considerando seus fatores técnicos e históricos. Para responder tais questionamentos, foi utilizado como metodologia o modelo estrutura-conduta-desempenho (E-C-D), para análise das forças competitivas do setor, e as razões de concentração CR(x) e o Índice de Hirschman-Herfindahl (HHI), para a análise da concentração considerando diferentes fatores (considerou-se nos cálculos as bandeiras das embarcações e os diferentes tipos de embarcações que cada companhia possui). Assim, concluiu-se que esse mercado, que em uma primeira análise tem uma concentração moderadamente baixa, passa a ter uma concentração moderadamente alta quando considerado somente as embarcações de bandeira brasileira e de maior valor agregado (que são mais relevantes no estudo competitivo); além disso, por fatores como a sua regulação protecionista e a menor elasticidade da oferta de embarcações brasileiras, o setor consegue se manter competitivo, mesmo tendo uma estrutura com oferta fragmentada e demanda concentrada em uma única empresa (Petrobras).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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