Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23109
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Alexandre Palma da-
dc.contributor.authorCoêlho, Júlia Silva-
dc.date.accessioned2024-07-10T21:16:31Z-
dc.date.available2024-07-12T03:00:19Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCOÊLHO, Júlia Silva. A arte urbana educadora: um olhar contemporâneo para o Hip-Hop e o Funk na educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23109-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectArte urbanapt_BR
dc.subjectHip Hoppt_BR
dc.subjectFunkpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleA arte urbana educadora: um olhar contemporâneo para o hip-hop e o funk na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ziller, Eleonora-
dc.contributor.referee2Oliveira, Bernardo-
dc.description.resumoDiscute as potencialidades educativas do Hip-Hop e do Funk enquanto movimentos transterritoriais que atuam como redes de comunicação decoloniais de forte valor representativo e politizador na cultura brasileira. O trabalho apresenta um recorte da história destas culturas gestadas pela juventude empobrecida nas periferias e favelas do Brasil, problematizando o lugar destes movimentos culturais na arte/educação e demais âmbitos educacionais, lançando luz sobre o histórico de difamação e criminalização de tais movimentos por parte da mídia tradicional brasileira e da relação conflituosa do poder público com as mesmas. Neste sentido, através de levantamento bibliográfico, análise de depoimentos cedidos por agentes culturais envolvidos nas culturas e por fim, a discussão de dispositivos legais que fundamentam a presença da arte urbana na educação, a autora estabelece diálogos entre a arte/educação focada nas artes visuais e conhecimentos produzidos pelos povos de periferia e favela para a construção de um cenário educacional mais plural e justo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSCoelho.pdf832.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.