Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23109
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Alexandre Palma da | - |
dc.contributor.author | Coêlho, Júlia Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T21:16:31Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | COÊLHO, Júlia Silva. A arte urbana educadora: um olhar contemporâneo para o Hip-Hop e o Funk na educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23109 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação artística | pt_BR |
dc.subject | Arte urbana | pt_BR |
dc.subject | Hip Hop | pt_BR |
dc.subject | Funk | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | A arte urbana educadora: um olhar contemporâneo para o hip-hop e o funk na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ziller, Eleonora | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Bernardo | - |
dc.description.resumo | Discute as potencialidades educativas do Hip-Hop e do Funk enquanto movimentos transterritoriais que atuam como redes de comunicação decoloniais de forte valor representativo e politizador na cultura brasileira. O trabalho apresenta um recorte da história destas culturas gestadas pela juventude empobrecida nas periferias e favelas do Brasil, problematizando o lugar destes movimentos culturais na arte/educação e demais âmbitos educacionais, lançando luz sobre o histórico de difamação e criminalização de tais movimentos por parte da mídia tradicional brasileira e da relação conflituosa do poder público com as mesmas. Neste sentido, através de levantamento bibliográfico, análise de depoimentos cedidos por agentes culturais envolvidos nas culturas e por fim, a discussão de dispositivos legais que fundamentam a presença da arte urbana na educação, a autora estabelece diálogos entre a arte/educação focada nas artes visuais e conhecimentos produzidos pelos povos de periferia e favela para a construção de um cenário educacional mais plural e justo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JSCoelho.pdf | 832.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.