Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23109
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A arte urbana educadora: um olhar contemporâneo para o hip-hop e o funk na educação
Author(s)/Inventor(s): Coêlho, Júlia Silva
Advisor: Silva, Alexandre Palma da
Abstract: Discute as potencialidades educativas do Hip-Hop e do Funk enquanto movimentos transterritoriais que atuam como redes de comunicação decoloniais de forte valor representativo e politizador na cultura brasileira. O trabalho apresenta um recorte da história destas culturas gestadas pela juventude empobrecida nas periferias e favelas do Brasil, problematizando o lugar destes movimentos culturais na arte/educação e demais âmbitos educacionais, lançando luz sobre o histórico de difamação e criminalização de tais movimentos por parte da mídia tradicional brasileira e da relação conflituosa do poder público com as mesmas. Neste sentido, através de levantamento bibliográfico, análise de depoimentos cedidos por agentes culturais envolvidos nas culturas e por fim, a discussão de dispositivos legais que fundamentam a presença da arte urbana na educação, a autora estabelece diálogos entre a arte/educação focada nas artes visuais e conhecimentos produzidos pelos povos de periferia e favela para a construção de um cenário educacional mais plural e justo.
Keywords: Educação artística
Arte urbana
Hip Hop
Funk
Cultura
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COÊLHO, Júlia Silva. A arte urbana educadora: um olhar contemporâneo para o Hip-Hop e o Funk na educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSCoelho.pdf832.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.