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dc.contributor.advisorSilva, Renata Bastos da-
dc.contributor.authorSales, Juliana Matias Pereira-
dc.date.accessioned2024-07-12T17:53:54Z-
dc.date.available2024-07-14T03:00:19Z-
dc.date.issued2024-06-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23125-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFurtado, Celso, 1920-2004pt_BR
dc.subjectSarney, José, 1930-pt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectGestão Culturalpt_BR
dc.subjectRedemocratizaçãopt_BR
dc.titleA Antessala da Elaboração da Constituição Federal de 1988 no Contexto Cultural : uma breve análise dos avanços da gestão de Celso Furtado no Ministério da Cultura e a gestão pública por meio de uma perspectiva culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2570523947660949pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3506446727876755pt_BR
dc.contributor.referee1Marinho, Ricardo José de Azevedo-
dc.description.resumoO artigo apresenta uma breve análise do processo histórico da gestão do Ministério da Cultura (1986-1988), situando-se no contexto da redemocratização do Brasil, para superar a administração do regime civil-militar. Esse contexto teve como marco a Emenda Dante de Oliveira, que impulsionou o movimento, em 1984, pelas eleições diretas, conhecido como Diretas Já. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 5, de 2 de março de 1983, mais conhecida como Emenda Constitucional Dante de Oliveira, decidiria sobre o restabelecimento das eleições diretas para presidente da república no Brasil após 20 anos de regime civil-militar. Esse movimento foi fundamental para a eleição do primeiro presidente civil no colégio eleitoral, em 1985, Tancredo Neves, cujo falecimento resultou na ascensão de José Sarney à presidência. Durante a gestão de Sarney (1985-1990), o economista Celso Furtado foi convidado, com um acordo com a classe artística do Brasil, a assumir o Ministério da Cultura. Sua gestão foi marcada por mudanças significativas e inovações na política cultural do país. Um exemplo notável foi a criação da primeira Lei de Incentivo à Cultura, formalizada pela Lei 7.505, além da ampliação da compreensão da cultura para além do mero entretenimento, reconhecendo-a como um elemento crucial para o desenvolvimento econômico e como guardiã da herança e memória cultural. Essas ideias foram posteriormente incorporadas à Constituição Federal de 1988, que passou a garantir os direitos culturais como parte integrante dos direitos fundamentais. A gestão de Celso Furtado promoveu uma visão mais abrangente da produção cultural e sua importância na construção de uma administração pública mais equitativa. Esse legado ressoa na atualidade, refletindo-se na gestão pública orientada pela valorização da cultura, e na inclusão da sociedade civil como participante ativa no âmbito público e político, delineando uma nova perspectiva para a gestão cultural no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

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