Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2312
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dc.contributor.advisorRefkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.authorAvelar, Ilcéia de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-06-26T19:41:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:44Z-
dc.date.issued2009-12-10-
dc.identifier.citationAVELAR, Ilcéia de Oliveira. O comércio da religião no Brasil: evalgélicos na TV e na internet. 2009. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2312-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.titleO comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na Internetpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Marcio Tavares d'-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Suzy dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3210035960599086pt_BR
dc.description.resumoObserva como os evangélicos são provocadores do surgimento do mercado religioso, mas não seus instituidores; abordando fatos históricos apontando como a religião usa a mídia para legitimar seu discurso dentro do contexto global de uma cultura imediatista, onde a religião procura oferecer soluções rápidas para seus fies obedecendo a cultura doa aqui e do agora. A religião deixa de ser uma abstração e adota uma postura de contato, construindo novos coletivos. Pontos como a interpretação psicológica e o desenvolvimento do marketing religioso são explorados utilizando como palco a TV e a internet para entender esse novo contexto midiático, através de relatos sobre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Internacional da Graça de Deus. O mundo on-line, com suas características, favorece a expansão individual na direção de uma onisciência, onipresença e onipotência. Com uma contribuição para a discussão entre secularização versus desecularização, percebemos que a religiosidade toma seu espaço mesmo no campo da tecnologia. A globalização e a massificação da cultura contribuem para o surgimento dessa nova identidade da religião no século XXI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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