Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2312
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na Internet
Autor(es)/Inventor(es): Avelar, Ilcéia de Oliveira
Tutor: Refkalefsky, Eduardo
Resumen: Observa como os evangélicos são provocadores do surgimento do mercado religioso, mas não seus instituidores; abordando fatos históricos apontando como a religião usa a mídia para legitimar seu discurso dentro do contexto global de uma cultura imediatista, onde a religião procura oferecer soluções rápidas para seus fies obedecendo a cultura doa aqui e do agora. A religião deixa de ser uma abstração e adota uma postura de contato, construindo novos coletivos. Pontos como a interpretação psicológica e o desenvolvimento do marketing religioso são explorados utilizando como palco a TV e a internet para entender esse novo contexto midiático, através de relatos sobre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Internacional da Graça de Deus. O mundo on-line, com suas características, favorece a expansão individual na direção de uma onisciência, onipresença e onipotência. Com uma contribuição para a discussão entre secularização versus desecularização, percebemos que a religiosidade toma seu espaço mesmo no campo da tecnologia. A globalização e a massificação da cultura contribuem para o surgimento dessa nova identidade da religião no século XXI.
Materia: Religião
Internet
Televisão
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-dic-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : AVELAR, Ilcéia de Oliveira. O comércio da religião no Brasil: evalgélicos na TV e na internet. 2009. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IAVELAR.pdf343.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.