Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23132
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva
Autor(es)/Inventor(es): Lee, Pedro Jun Rah Patricio
Orientador: Nunes, Geraldo Luiz dos Reis
Resumo: O presente estudo se debruça no estudo do mercado fonográfico tendo como escopo a análise dos serviço de streaming Spotify que revela como um modelo de negócio inovador que serviu de inspiração no que diz respeito à distribuição de bens culturais, em específico a música gravada. Ao longo do estudo fez se necessário discorrer sobre o contexto da crise da indústria da música em decorrência do advento das tecnologias digitais que trouxeram novos formatos de se armazenar música e conflitos relacionados às grandes gravadoras, revelando para o Spotify, como serviço de streaming, uma oportunidade para implementar seu negócio de distribuição mudando os paradigmas desse mercado a partir da monetização sobre o acesso a um vasto catálogo ao invés de vender um produto unitário. A estratégia do Spotify de alcançar seu público se baseia em seus mecanismos de recomendação que conseguem entregar aos seus usuários uma experiência personalizada por meio de playlists curadas pelos algoritmos. O estudo fará a investigação acerca da ferramenta de mecanismo de recomendação denominada Descoberta da Semana por meio de uma pesquisa qualitativa envolvendo uma revisão da literatura averiguando a eficiência da playlist como vantagem competitiva.
Palavras-chave: Indústria fonográfica
Streaming
Spotify
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEE, Pedro Jun Rah Patricio. Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PJRPLee.pdf408.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.