Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23134
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPassos, Antônio Eugênio Valverde Mariani-
dc.contributor.authorSouza, Valeria Santana-
dc.date.accessioned2024-07-15T15:02:31Z-
dc.date.available2024-07-17T03:00:20Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUZA, Valeria Santana. Estratégias de endomarketing para retenção de talentos: uma análise das entrevistas de desligamento de uma empresa do setor de TI. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23134-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectMão de obra qualificadapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectRotatividade de pessoalpt_BR
dc.titleEstratégias de endomarketing para retenção de talentos: uma análise das entrevistas de desligamento de uma empresa do setor de TIpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7541294995948237pt_BR
dc.description.resumoAs taxas de rotatividade das empresas têm crescido cada vez mais no mercado de trabalho. Atualmente o Brasil é o país com os maiores índices de turnover (JORNAL TRIBUNA, 2021). O mercado de tecnologia tem tido os índices de turnover mais altos do mercado (CALLIS, 2020). Posto isto, o presente estudo realizou uma análise das entrevistas de desligamento de uma empresa de consultoria do setor de tecnologia, buscando desenvolver ações de endomarketing com o objetivo de reter talentos nesta organização. Para isso, a priori, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi adotado o método qualitativo em uma pesquisa documental que se utilizou de dados secundários da organização, sendo 34 registros de entrevistas de desligamento, considerando os desligamentos voluntários dos três meses com os maiores índices de turnover. A técnica de análise utilizada foi a identificação de tendências nas respostas dos entrevistados, categorização das respostas analisadas e posteriormente a construção de gráficos. A partir da análise gráfica identificou-se pontos de atenção que a organização precisa tratar para garantir a sustentabilidade organizacional, principalmente a respeito da gestão dos colaboradores que trabalham como consultores. As ações de endomarketing propostas visam mitigar os impactos negativos identificados pela visão dos ex-colaboradores. Esta pesquisa contribui para o crescimento do conhecimento científico a respeito da importância do endomarketing para o ambiente organizacional e para a retenção de pessoas e evidencia a importância da realização de entrevistas de desligamento para tomada de decisão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VSSouza.pdf342.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.