Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23134
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégias de endomarketing para retenção de talentos: uma análise das entrevistas de desligamento de uma empresa do setor de TI
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Valeria Santana
Orientador: Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani
Resumo: As taxas de rotatividade das empresas têm crescido cada vez mais no mercado de trabalho. Atualmente o Brasil é o país com os maiores índices de turnover (JORNAL TRIBUNA, 2021). O mercado de tecnologia tem tido os índices de turnover mais altos do mercado (CALLIS, 2020). Posto isto, o presente estudo realizou uma análise das entrevistas de desligamento de uma empresa de consultoria do setor de tecnologia, buscando desenvolver ações de endomarketing com o objetivo de reter talentos nesta organização. Para isso, a priori, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi adotado o método qualitativo em uma pesquisa documental que se utilizou de dados secundários da organização, sendo 34 registros de entrevistas de desligamento, considerando os desligamentos voluntários dos três meses com os maiores índices de turnover. A técnica de análise utilizada foi a identificação de tendências nas respostas dos entrevistados, categorização das respostas analisadas e posteriormente a construção de gráficos. A partir da análise gráfica identificou-se pontos de atenção que a organização precisa tratar para garantir a sustentabilidade organizacional, principalmente a respeito da gestão dos colaboradores que trabalham como consultores. As ações de endomarketing propostas visam mitigar os impactos negativos identificados pela visão dos ex-colaboradores. Esta pesquisa contribui para o crescimento do conhecimento científico a respeito da importância do endomarketing para o ambiente organizacional e para a retenção de pessoas e evidencia a importância da realização de entrevistas de desligamento para tomada de decisão.
Palavras-chave: Endomarketing
Mão de obra qualificada
Tecnologia
Rotatividade de pessoal
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Valeria Santana. Estratégias de endomarketing para retenção de talentos: uma análise das entrevistas de desligamento de uma empresa do setor de TI. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VSSouza.pdf342.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.