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dc.contributor.advisorEbecken, Nelson Francisco Favilla-
dc.contributor.authorAlmeida, Vinícius Albuquerque de-
dc.date.accessioned2024-07-17T19:33:17Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23173-
dc.description.abstractIn this work, two weather forecasting approaches using machine learning algorithms for the flight terminal area of the International Airport of Rio de Janeiro are explored. The first method uses thermodynamic stability indices extracted from the airport soundings as input variable for the model and, as target variable, the prediction of (a) occurrence and (b) severity of meteorological convective events - classified from atmospheric discharges recorded by the RINDAT network between 2001 and 2016. The results found for the prediction of occurrence (severity) indicate more than 90% (84%) probability of detection and about 10% (20%) false alarm. A second method consists of training artificial neural networks for local data assimilation (surface and profile) in the regional atmospheric model Weather Research Forecasting applied to 6-hour forecast fields. This method proved to be efficient to emulate the traditional data assimilation approach (3d-var) without significant loss of information and with two great advantages: execution time around 70 times faster and can be used without high-performance hardwares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrevisão do tempopt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.titleSistema de previsão de eventos meteorológicos convectivos para a área terminal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2849306157051441pt_BR
dc.contributor.advisorCo1França, Gutemberg Borges-
dc.contributor.advisorCo2Velho, Haroldo Fraga de Campos-
dc.contributor.referee1Espíndola, Rogério Pinto-
dc.contributor.referee2Fernandes, Elton-
dc.contributor.referee3Andrade, Lucio Pereira de-
dc.contributor.referee4Freitas, Saulo Ribeiro de-
dc.description.resumoNeste trabalho são utilizadas duas abordagens de previsão de tempo usando algoritmos de aprendizado de máquina para a área terminal de voo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. O primeiro método utiliza índices termodinâmicos extraídos das sondagens do aeroporto como variável de entrada para o modelo e, como variável objetivo, a previsão de (a) ocorrência e (b) severidade de eventos convectivos – classificados a partir de descargas atmosféricas registradas pela rede RINDAT entre 2001 e 2016. Os resultados encontrados para previsão de ocorrência (severidade) apontam mais de 90% (84%) de probabilidade de detecção e cerca de 10% (20%) de falso alarme. Um segundo método, consiste no treinamento de redes neurais artificiais para assimilação de dados locais (superfície e perfil) no modelo atmosférico regional Weather Research Forecasting aplicada em campos de previsão de 6 horas. Este método se mostrou eficiente para emular a abordagem tradicional de assimilação (3d-var) sem perda significativa de informação e com duas grandes vantagens: tempo de execução cerca de 70 vezes mais rápido e poder ser executado em máquinas de pequeno porte, sem a necessidade de supercomputadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-07-18T19:33:17Z-
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