Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23173
Tipo: Tese
Título: Sistema de previsão de eventos meteorológicos convectivos para a área terminal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Vinícius Albuquerque de
Orientador: Ebecken, Nelson Francisco Favilla
Coorientador: França, Gutemberg Borges
Coorientador: Velho, Haroldo Fraga de Campos
Resumo: Neste trabalho são utilizadas duas abordagens de previsão de tempo usando algoritmos de aprendizado de máquina para a área terminal de voo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. O primeiro método utiliza índices termodinâmicos extraídos das sondagens do aeroporto como variável de entrada para o modelo e, como variável objetivo, a previsão de (a) ocorrência e (b) severidade de eventos convectivos – classificados a partir de descargas atmosféricas registradas pela rede RINDAT entre 2001 e 2016. Os resultados encontrados para previsão de ocorrência (severidade) apontam mais de 90% (84%) de probabilidade de detecção e cerca de 10% (20%) de falso alarme. Um segundo método, consiste no treinamento de redes neurais artificiais para assimilação de dados locais (superfície e perfil) no modelo atmosférico regional Weather Research Forecasting aplicada em campos de previsão de 6 horas. Este método se mostrou eficiente para emular a abordagem tradicional de assimilação (3d-var) sem perda significativa de informação e com duas grandes vantagens: tempo de execução cerca de 70 vezes mais rápido e poder ser executado em máquinas de pequeno porte, sem a necessidade de supercomputadores.
Resumo: In this work, two weather forecasting approaches using machine learning algorithms for the flight terminal area of the International Airport of Rio de Janeiro are explored. The first method uses thermodynamic stability indices extracted from the airport soundings as input variable for the model and, as target variable, the prediction of (a) occurrence and (b) severity of meteorological convective events - classified from atmospheric discharges recorded by the RINDAT network between 2001 and 2016. The results found for the prediction of occurrence (severity) indicate more than 90% (84%) probability of detection and about 10% (20%) false alarm. A second method consists of training artificial neural networks for local data assimilation (surface and profile) in the regional atmospheric model Weather Research Forecasting applied to 6-hour forecast fields. This method proved to be efficient to emulate the traditional data assimilation approach (3d-var) without significant loss of information and with two great advantages: execution time around 70 times faster and can be used without high-performance hardwares.
Palavras-chave: Previsão do tempo
Aprendizado de máquina
Assunto CNPq: Engenharia Civil
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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