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dc.contributor.advisorEsperança, Paulo de Tarso Themistocles-
dc.contributor.authorSouza, Yuri Bastos Rocha de-
dc.date.accessioned2024-07-17T19:33:51Z-
dc.date.available2024-07-19T03:00:21Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23174-
dc.description.abstractThis academic work will show the results of computational study using the traditional strip theory of a monohull facing regular head waves. With the experimentalseakeeping data from a prismatic monohull, the proposition of this work is the analisys of the strip theory speed limits which gives correct prediction of motion. For that, computational heave and pitch RAO’s generated by two distinct softwares were compared to experimental heave and pitch RAO’s for the same inertia conditions, wave conditions and speed, which could be identified by: displacement, semi-planing and planing. From this first analisys, a second aproach was did with an update of the weted part of the hull for each speed condition seeking beather results of motion prediction. Following this path, this work tried to investigate the goods or bads influences of this updated aproach over the heave and pitch RAO’s comparing those with the experimental results. Concluding, the computational method gives a reasonable results of motion prediction for considered high speeds. On the other hand, this results were established for non updated weted hull part calculations. This behavior was observed for all contitions of speed leding to believe that this new proposition needs further investigations in the near future.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento em ondaspt_BR
dc.subjectEmbarcações de planeiopt_BR
dc.subjectEmbarcações de planeiopt_BR
dc.subjectTeoria das faixaspt_BR
dc.titlePredição do comportamento em ondas de embarcação rápida: limites da linearidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6875799903482232pt_BR
dc.contributor.referee1Castillo, Claudio Alexis Rodríguez-
dc.contributor.referee2Oliveira, Mauro Costa de-
dc.description.resumoEssa dissertação apresenta o desenvolvimento do estudo numérico do comportamento de um monocasco em ondas regulares de proa utilizando a teoria das faixas. Com base em dados experimentais para um monocasco prismático, esta dissertação se propôs a analisar para quais condições de velocidade a teoria linear das faixas gera previsões de respostas dos movimentos corretas. Para isso, comparou-se os RAO’s de heave e pitch gerados por duas diferentes ferramentais computacionais com RAO’s experimentais para esta embarcação para mesmas condições inerciais, de mar e três condições de velocidades identificadas como: deslocamento, semi-planeio e planeio. Desta primeira análise, avançou-se para a proposição de atualização do calado e parte submersa do casco para cada condição de velocidade afim de estabelecer resultados mais aderidos aos resultados experimentais. Busca-se assim analisar a influência positiva ou negativa desta atualização sobre o RAO de heave e pitch. Por fim, concluiu-se que o método computacional previu com certa acurácia as respostas dos movimentos para condição de velocidade relativamente alta. Entretanto, esta se deu sob a condição de não atualização da porção submersa. Este comportamento se repetiu para todas as condições de velocidade, levando a crer que a proposição de atualização da porção submersa necessita de maiores investigações para trazer resultados adequados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Oceânicapt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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