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http://hdl.handle.net/11422/23182
Especie: | Tese |
Título : | Redes neurais artificias aplicadas à análise do comportamento de sistemas oceânicos |
Autor(es)/Inventor(es): | Vivanco, Jerver Elio Mañuico |
Tutor: | Conceição, Carlos Antonio Levi da |
Tutor : | Fernandes, Antonio Carlos |
Resumen: | O presente trabalho desenvolve pesquisas envolvendo a aplicação de redes neurais artificiais (RNAs) na predição do comportamento do movimento de roll do navio, operando em mar irregular, principalmente, à amplificação e diminuição de roll de embarcações decorrente do fenômeno da ressonância paramétrica. A importância do estudo da ressonância paramétrica excitada por ondas longitudinais é um problema bastante real que afeta muitos navios, podendo levar a consequências catastróficas. Para isso, foi desenvolvida um código no MATLAB baseados em RNAs capaz de realizar predições rápidas, e suficientemente fidedignos da progressão de movimentos exagerados. Numa fase preliminar, analisou-se a previsão do comportamento do próprio mar real, elemento indutor do movimento dos sistemas oceânicos. E a título de ilustração, discutiu-se a sua aplicação na predição do deslocamento vertical e da força de excitação de um sistema WEC (Wave Energy Converter). Os objetivos da tese puderam ser demonstrados através da análise das predições do comportamento de um navio portacontentor, operando no mar real, cobrindo janelas de tempo de predição longas, suficientes (~ 60s) para viabilizar medidas corretivas para evitar o aparecimento do roll paramétrico. A motivação prática da tese pretendeu fornecer elementos para a instalação a bordo de um sistema inteligente online, para orientar a tripulação na detecção do aparecimento da ressonância paramétrica, evitando que este perigoso fenômeno tenha condições de se desenvolver. |
Resumen: | The present work develops research involving the application of artificial neural networks (ANNs) in the prediction of the ship's roll movement behavior, operating in an irregular sea, focus to the amplification and decrease of roll of vessels due to the phenomenon of parametric resonance. The importance of this topic, parametric resonance excited by longitudinal waves, is a real problem that affects many ships and can lead to catastrophic consequences. For this, a code was developed in MATLAB based on RNAs capable of making fast predictions, and sufficiently reliable of the progression of exaggerated movements. Previously, the prediction of the behavior of the real sea itself, an element that induces the movement of oceanic systems, was analyzed. As an illustration, it is discussed the application in the prediction of the vertical displacement and the excitation force of a WEC (Wave Energy Converter) system. The objectives of the thesis could be demonstrated through the analysis of the predictions of the behavior of a container ship, operating in the real sea, covering windows of long prediction time, sufficient (~ 60s) to enable corrective measures to prevent the appearance of the parametric roll. The practical motivation of the thesis intended to provide elements for the installation on board an intelligent online system, to guide the crew in detecting the appearance of parametric resonance, preventing this dangerous phenomenon from being able to develop. |
Materia: | Sistemas oceânicos Redes neurais artificiais Roll paramétrico Predição do comportamento |
Materia CNPq: | Engenharia Oceânica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica |
Unidade de producción: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | oct-2020 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Oceânica |
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