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http://hdl.handle.net/11422/23195
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Batista, Eduardo de Miranda | - |
dc.contributor.author | Campos, Raquel Gabriela Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T19:46:49Z | - |
dc.date.available | 2024-07-19T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23195 | - |
dc.description.abstract | In the last decade, several researches were developed to investigate the localdistortional buckling interaction (LD) of thin-walled steel columns with lipped channel cold-formed section (CFS). However, extending the findings to columns displaying other cross-sectional shapes it is essential to assess the generality of the proposed solutions, thereby paving the way for the application of the Direct Strength Method (DSM) design approach for columns with other cross-section shapes affected by LD interaction. Therefore, this research aims to investigate the interaction behavior between local and distortional buckling modes of cold-formed steel columns with rack section, without holes. The study will be based on (i) the experimental results published by previous investigations, (ii) the development of an appropriate shell finite element numerical model using the computation program ANSYS and (iii) the adoption of the principles of the Direct Strength Method (DSM). It is expected that the combination of the cited structural analysis resources allows improving design procedures of CFS rack column members. The application of an existing formulation in the literature to predict localdistortional interaction has led to appropriate and accurate results. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interação de flambagem local-distorcional | pt_BR |
dc.subject | Perfil de aço formado a frio | pt_BR |
dc.subject | Método da resistência direta | pt_BR |
dc.title | Análise da interação entre os modos de flambagem local e distorcional em perfis de aço formados a frio com seção rack sob compressão axial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4380092012529892 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Franco, Juarez Moara Santos | - |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Eliane Maria Lopes | - |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Janine Domingos | - |
dc.contributor.referee3 | Lima, Luciano Rodrigues Ornelas de | - |
dc.description.resumo | Na última década, diversas pesquisas foram desenvolvidas para investigar a interação local-distorcional de colunas em perfis de aço formados a frio com seção U enrijecido. Entretanto, estender as descobertas para colunas exibindo outras formas de seção transversal é essencial para avaliar a generalidade das soluções propostas, abrindo assim o caminho para o desenvolvimento de uma abordagem de projeto baseada no Método da Resistência Direta (MRD) para colunas afetadas pela interação localdistorcional. Deste modo, este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o comportamento de interação entre os modos de flambagem local e distorcional em perfis de aço formados a frio com paredes finas de seção rack, sem furação nas paredes. O estudo será baseado (i) em resultados experimentais divulgados por pesquisadores anteriores, (ii) no desenvolvimento de um modelo numérico computacional tridimensional apropriado, com a utilização do programa de elementos finitos ANSYS e (iii) na adoção dos princípios do Método da Resistência Direta (MRD). A aplicação de formulação existente na literatura para a previsão da interação local-distorcional, conduziu a resultados adequados e eficientes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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