Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23252
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo sobre o impacto da migração entre níveis diferenciados de governança corporativa no valor das ações no mercado de capitais no período 2006-2021
Autor(es)/Inventor(es): Tavares, João Pedro Côrtes
Tutor: Marques, José Augusto Veiga da Costa
Resumen: O mercado de capitais brasileiro sofreu expressivo impacto desde a implementação dos recentes padrões contábeis internacionais, que exigiram novos critérios de avaliação dos títulos emitidos pelas companhias listadas na bolsa de valores. Em adição, com os avanços da tecnologia nas bolsas ao redor do mundo, a Governança Corporativa (GC) se tornou uma sólida aliada dos investidores nos quesitos transparência e segurança. Em 1999 o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), criou o primeiro Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa e, no ano seguinte, passou a implementar o conceito de Níveis Diferenciados de Governança Corporativa (NDGC), criando o nível 1 (N1), nível 2 (N2) e Novo Mercado (NM), cada qual com crescentes níveis de exigências. Os pilares desse novo conceito de gestão são: transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa. O objetivo desse estudo consiste em avaliar se a migração entre NDGC causou efeitos no valor de mercado e indicadores de desempenho das companhias aderentes no período 2006-2021. A pesquisa contribui no sentido de motivar as organizações a tomarem medidas mais transparentes, a fim de passarem segurança a seus investidores. O trabalho conta com uma amostra de 23 empresas que migraram entre níveis de GC no período 2006-2021, ao passo que o método estatístico mais adequado para a análise dos dados foi a regressão múltipla do tipo mínimos quadrados ordinários. Foram consideradas cinco variáveis), sendo elas: preço da ação (dependente), endividamento, retorno, liquidez e presença da pandemia. As ‘dummies’ foram inseridas para sinalizar as migrações entre os níveis de GC. O nível de significância foi de 1%. Após análise dos dados, constatou-se uma relação positiva entre o preço da ação, o endividamento geral e o ROA, ou seja, quanto mais elevado o nível de GC, maior o valor dessas variáveis. Além disso, foi encontrada uma relação inversa significativa para a variável liquidez corrente, o que representa que quanto menor for o índice de liquidez da empresa, maior o nível de governança e, consequentemente, seu valor de mercado. Não se pode precisar a relação efeito da pandemia, pelo fato de ter afetado o mercado como um todo.
Materia: Governança corporativa
Ações
Mercado de capitais
Migração
Teoria da agência
Indicadores de desempenho
Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
Bolsa de valores
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-ago-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : TAVARES, João Pedro Côrtes. Estudo sobre o impacto da migração entre níveis diferenciados de governança corporativa no valor das ações no mercado de capitais no período 2006-2021. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JPCTavares.pdf567.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.